< Voltar

Ranking: as 5 casas mais inteligentes do mundo

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico

 

Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já não é novidade no mercado imobiliário, especialmente no alto padrão. Ele diz respeito à possibilidade de monitorar e controlar os mais diversos aparelhos e dispositivos que possam ser conectados à internet e acessados por um aplicativo de celular ou computador.

Conforme a tecnologia evolui, as possibilidades de tornar as casas mais inteligentes também se ampliam. As funcionalidades vão desde o controle de temperatura até a dimerização das luzes, passando por sistemas de segurança altamente tecnológicos e todo tipo de monitoramento remoto. Com essa praticidade na palma da mão, a demanda por smart homes só tende a aumentar. Por isso, selecionamos 5 casas excepcionais ao redor do mundo, que se destacam pela automatização e modernidade.

 

Esta smart house em Warsaw, na Polônia, projetada pelo Olo Studio, é realmente única em seu conceito. Quando o proprietário não se encontra no imóvel, a casa se torna um verdadeiro castelo de concreto: todas as paredes podem ser fechadas de forma automática, como uma espécie de bunker, protegendo as áreas envidraçadas e tornando a propriedade praticamente impenetrável. Assim que os moradores entram nela, no entanto, a casa se abre em todo o seu luxo minimalista – que inclui uma piscina indoors altamente tecnológica.

 

Instalada no deserto californiano, nos Estados Unidos, a casa Curvilinear foi projetada por Brian Foster Designs. Além de ter uma arquitetura espetacular, ela pode ser praticamente toda controlada por dispositivos móveis, o que inclui as inúmeras portas de vidro, que se abrem automaticamente em toda a sua extensão, integrando de forma orgânica interior e exterior. Também podem ser controladas de forma remota as diversas piscinas, fontes, quedas e espelhos d’água que cercam o imóvel, dando a ele um ar absolutamente futurístico.

 

Definitivamente, não há nada mais inteligente do que uma casa flutuante, que pode ser levada para os mais diversos lugares do mundo. Esta é a Arkup Floating House, uma estrutura que combina os melhores recursos de um iate com as características de uma mansão de luxo. Autossuficiente, ecológica e sustentável, a casa possui um sistema próprio de purificação de água e obtém toda a sua energia por meio de painéis solares. Também conta com plataformas automatizadas, com diversas possibilidades de nivelamento, que atuam como âncoras, o que permite a seus usuários total conforto, segurança e estabilidade, mesmo em alto mar.

 

Um vislumbre do que podemos esperar para o futuro da automação, a Skysphere é uma casa no topo de uma torre, na Nova Zelândia, projetada por Jono Williams. Chamada de “a casa na árvore do século 21”, ela pode ser controlada via smartphone e usa apenas energia solar em seu funcionamento. A estrutura foi pensada para suportar todo tipo de alteração climática e está equipada com o que há de mais moderno nas tecnologias de smart homes, incluindo porta acessada por impressão digital, luzes ajustáveis e com variação de cores, tela de projeção, internet de alta velocidade e sistema de refrigeração. Os painéis solares também podem ser utilizados como observatório astronômico.

 

O condomínio de smart homes JadeScape, em Cingapura, desenvolvido pela empresa chinesa QingJian, é um projeto que se destaca pela alta tecnologia. As casas vêm com uma série de características que as tornam inteligentes, desde o monitoramento da qualidade do sono e da saúde dos moradores até a ativação de aparelhos e dispositivos por voz. E que tal uma lavadora ultrassônica, que remove produtos químicos de alimentos frescos? As unidades também contam com sistemas eficientes de energia, que reutilizam o calor do ambiente no aquecimento da água. É o sonho de qualquer pessoa que deseja morar em uma casa do futuro, repleta de inovações tecnológicas, mas sem deixar de lado a sustentabilidade.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Um grande estudioso da flora brasileira, o paisagista se destaca pelo uso de plantas tropicais em seus projetos   Para o paulista Gil Fialho, que conta com uma carreira de mais de 30 anos, o paisagismo não somente resgata a identidade do local onde está inserido, integrando a arquitetura com…

Até pouco tempo, a preferência das pessoas era por imóveis compartimentados, com salas específicas para cada função. Hoje, o desejo é outro: plantas abertas, que valorizam a integração entre ambientes e proporcionam novas formas de convívio. A mudança não é apenas estética. Ambientes integrados oferecem vantagens práticas e emocionais. Com…

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam…