< Voltar

Quotidiano – Dia 8

Nossa, diário… com essa história de home office, às vezes parece que perdemos um pouco a noção do tempo. Já faz uma semana que estamos aqui, contando nosso quotidiano, mas temos a impressão de que faz muito mais do que isso! Os dias em isolamento têm sido produtivos, com certeza, mas também percebemos o quanto faz falta conviver com os amigos e colegas.

Uma coisa que ganhamos neste momento, sem dúvidas, é perspectiva. O ambientalista Ailton Krenak resume bem esta sensação de perceber melhor o que acontece ao nosso redor, após uma grande crise: “Enquanto nós temos as bases materiais de nossa vida cotidiana em fluxo, funcionando, não pensamos de onde tudo vem. Só quando tem um desastre, quando tem um terremoto e as pessoas ficam desplugadas dessas fontes de suprimento, é que começam a sofrer, a pensar e a falar: ‘Nossa, o que nós estamos fazendo?’”

São nesses períodos que, olhando para dentro de nós mesmos, precisamos compreender o que precisa ser mudado e o que deve ser mantido em nossas vidas. O que, de fato, é necessário. Logo, já vem à cabeça o trecho da música Somente o Necessário, do filme Mogli, da Disney, que tem um jeito poético e mais leve de olhar para tudo isso.

 

 

E por falar em mudanças, temos uma tradição na Esquema que precisou ser adaptada, por conta da quarentena. Todo final de mês, reunimos nossa equipe para comer um bolo e celebrar os aniversários daquele mês. A frase usada era sempre: “Fica, vai ter bolo”. Infelizmente, desta vez a mensagem tem que ser um pouquinho diferente: “Fica em casa”.

Os aniversariantes de março, da esquerda para a direita (atrás): Bernardo, Sheila, Larissa e Lydia. Na frente, Ana Saguas, Beatriz, Ana Helena, Sílvia e Suely.

 

Mas uma coisa é certa, diário: vamos comemorar em dobro nos happy hours, quando as coisas se normalizarem!

Outra novidade, que estamos lançando hoje, é um projeto de lives no Instagram. Nosso CEO, Marco Túlio Vilela Lima, entrevistará pessoas das mais diversas áreas (como economistas, empresários e até neurocientistas), para tratar de assuntos que permeiam o mercado imobiliário. Hoje, a convidada para a conversa será a diretora de marketing da Esquema, Graziela Monteiro.

 

 

Além da criação de conteúdos extras, para manter o engajamento de nossa equipe e também de nosso público, tentamos ao máximo fazer com que os processos de trabalho permaneçam inalterados, mesmo em home office. Prova disso é que hoje fechamos um contrato de locação, de um imóvel em Higienópolis, com processos e assinatura totalmente digital.

Além disso, os gerentes de vendas têm realizado reuniões frequentes com os corretores, como aconteceu hoje com as equipes da Telma Gavenas e da Gisela Alcântara.

 

Equipe da Telma

 

Equipe da Gi

 

Dica do dia

O Itaú BBA acaba de publicar um relatório de Revisão das Projeções Econômicas para 2020, considerando os fatos que assolaram o mundo nos últimos meses.

Conforme o documento: “Reduzimos nossa projeção de crescimento do PIB para -0,7% em 2020 (de 1,8%), devido aos efeitos negativos da epidemia de coronavírus no primeiro semestre do ano. Para 2021, elevamos a nossa projeção para 5,5% (ante 3,0%).”

Isso quer dizer que, embora o abalo econômico já seja sentido, por muitos, as expectativas são de que a economia se normalize e volte a crescer, depois de controlada a doença. Além disso, o relatório traz projeções positivas no que diz respeito à inflação: “Reduzimos a nossa projeção de inflação de 3,3% para 2,9% neste ano. E de 3,5% para 3,3% em 2021.”

Outra projeção importante está relacionada ao dólar: “Revisamos a nossa projeção de taxa de câmbio para 4,60 reais por dólar em 2020 (ante 4,15). Mantemos nossa projeção de 4,15 reais por dólar em 2021.”

Nossa dica para preservar a saúde financeira, seja pessoal ou de sua empresa, é acompanhar o mercado, manter-se informado e (na medida do possível) também otimista, mas dentro de bases realistas. Afinal, a crise decorrente da necessidade de isolamento social foi um fator totalmente inesperado – não somente no Brasil, como em todo o mundo – que ressaltou a necessidade de um bom plano de negócios e de uma reserva de emergência.

 

Dica Coronavírus

Ontem falamos um pouco sobre a Pesquisa Qualibest, publicada recentemente, que analisou o comportamento dos consumidores brasileiros neste período atípico de quarentena, por conta do Covid-19.

Entre os resultados da pesquisa, algumas constatações interessantes aparecem, principalmente no que diz respeito às relações das pessoas com suas famílias e à maneira como elas escolhem passar seu tempo neste período de isolamento social.

Nossa dica de hoje, na verdade, é mais um compartilhamento de informações curiosas sobre como os brasileiros têm lidado, de um modo geral, com a quarentena:

 

 

Dados: Instituto Qualibest

 

Recém-adicionados

Mesmo em períodos de oscilação econômica, investir em imóveis nunca deixa de ser um bom negócio. Veja as casas e apartamentos que acabaram de entrar no mercado:

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-jardim-america-3dormitorios-1suite-1vaga-181m2/EI16655

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-venda-sao-paulo-brooklin-4dormitorios-2suites-4vagas-210m2/EI17147

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/duplex-venda-sao-paulo-moema-4dormitorios-3suites-3vagas-401m2/EI16727

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-vila-romana-4dormitorios-4suites-3vagas-164m2/EI16973

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-madalena-2dormitorios-1vaga-128m2/EI16998

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-olimpia-2dormitorios-2suites-3vagas-151m2/EI1378

 

Exclusividade

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-nova-conceicao-4dormitorios-4suites-8vagas-528m2/EI11024

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

É, diário, aqui vamos nós para outra semaninha mais curta, com um feriado que se emenda ao próximo final de semana. Mas e aquela história de que todos os dias parecem iguais, no isolamento? Sim, às vezes temos essa sensação… Então bora tentar fazer com que eles sejam únicos e…

Mais um dia de live no nosso Instagram, diário! Desta vez, o bate-papo super interessante foi com a caçadora de tendências, futurista, pesquisadora de comportamento, consultora e educadora Sabina Deweik. Tendo como tema o futurismo e as tendências do comportamento, a convidada “abriu nossa cabeça” sobre o que esperar da…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa. Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela. Uma dica da designer de…

As coisas não param, diário. Mesmo parecendo que a vida passa em um ritmo diferente, agora que estamos em casa durante a quarentena, tentamos manter nossas rotinas e trabalhar todos os dias para superar esta fase da melhor forma possível. Hoje, com um número impressionante de participantes (65 colaboradores, tanto…

“Aquele que pensa positivo vê o invisível, sente o intangível e alcança o impossível” – Winston Churchill, estadista britânico. É, diário, a frase de hoje nos traz um ensinamento muito simples, mas que às vezes acabamos esquecendo: tudo é uma questão de ponto de vista. Com certeza algo que temos…

Feliz Páscoa, diário!!! Hoje, publicamos uma matéria super interessante sobre as origens e o sentido da Páscoa cristã (assim como já havíamos publicado outro texto no início do Pessach judaico). Afinal, acreditamos que a espiritualidade – independentemente da religião – pode ser uma forma de lidar melhor com as dificuldades…

Olá, diário! Sábado sempre foi dia de ver aquele cineminha, sair com os amigos, jantar fora… Atualmente, dessas opções de entretenimento, podemos ficar apenas com o cinema. Para alegria dos apreciadores da sétima arte, são inúmeras as opções nos serviços de streaming e canais de TV. Por isso, nossa dica…