< Voltar

Quotidiano – Dia 8

Nossa, diário… com essa história de home office, às vezes parece que perdemos um pouco a noção do tempo. Já faz uma semana que estamos aqui, contando nosso quotidiano, mas temos a impressão de que faz muito mais do que isso! Os dias em isolamento têm sido produtivos, com certeza, mas também percebemos o quanto faz falta conviver com os amigos e colegas.

Uma coisa que ganhamos neste momento, sem dúvidas, é perspectiva. O ambientalista Ailton Krenak resume bem esta sensação de perceber melhor o que acontece ao nosso redor, após uma grande crise: “Enquanto nós temos as bases materiais de nossa vida cotidiana em fluxo, funcionando, não pensamos de onde tudo vem. Só quando tem um desastre, quando tem um terremoto e as pessoas ficam desplugadas dessas fontes de suprimento, é que começam a sofrer, a pensar e a falar: ‘Nossa, o que nós estamos fazendo?’”

São nesses períodos que, olhando para dentro de nós mesmos, precisamos compreender o que precisa ser mudado e o que deve ser mantido em nossas vidas. O que, de fato, é necessário. Logo, já vem à cabeça o trecho da música Somente o Necessário, do filme Mogli, da Disney, que tem um jeito poético e mais leve de olhar para tudo isso.

 

 

E por falar em mudanças, temos uma tradição na Esquema que precisou ser adaptada, por conta da quarentena. Todo final de mês, reunimos nossa equipe para comer um bolo e celebrar os aniversários daquele mês. A frase usada era sempre: “Fica, vai ter bolo”. Infelizmente, desta vez a mensagem tem que ser um pouquinho diferente: “Fica em casa”.

Os aniversariantes de março, da esquerda para a direita (atrás): Bernardo, Sheila, Larissa e Lydia. Na frente, Ana Saguas, Beatriz, Ana Helena, Sílvia e Suely.

 

Mas uma coisa é certa, diário: vamos comemorar em dobro nos happy hours, quando as coisas se normalizarem!

Outra novidade, que estamos lançando hoje, é um projeto de lives no Instagram. Nosso CEO, Marco Túlio Vilela Lima, entrevistará pessoas das mais diversas áreas (como economistas, empresários e até neurocientistas), para tratar de assuntos que permeiam o mercado imobiliário. Hoje, a convidada para a conversa será a diretora de marketing da Esquema, Graziela Monteiro.

 

 

Além da criação de conteúdos extras, para manter o engajamento de nossa equipe e também de nosso público, tentamos ao máximo fazer com que os processos de trabalho permaneçam inalterados, mesmo em home office. Prova disso é que hoje fechamos um contrato de locação, de um imóvel em Higienópolis, com processos e assinatura totalmente digital.

Além disso, os gerentes de vendas têm realizado reuniões frequentes com os corretores, como aconteceu hoje com as equipes da Telma Gavenas e da Gisela Alcântara.

 

Equipe da Telma

 

Equipe da Gi

 

Dica do dia

O Itaú BBA acaba de publicar um relatório de Revisão das Projeções Econômicas para 2020, considerando os fatos que assolaram o mundo nos últimos meses.

Conforme o documento: “Reduzimos nossa projeção de crescimento do PIB para -0,7% em 2020 (de 1,8%), devido aos efeitos negativos da epidemia de coronavírus no primeiro semestre do ano. Para 2021, elevamos a nossa projeção para 5,5% (ante 3,0%).”

Isso quer dizer que, embora o abalo econômico já seja sentido, por muitos, as expectativas são de que a economia se normalize e volte a crescer, depois de controlada a doença. Além disso, o relatório traz projeções positivas no que diz respeito à inflação: “Reduzimos a nossa projeção de inflação de 3,3% para 2,9% neste ano. E de 3,5% para 3,3% em 2021.”

Outra projeção importante está relacionada ao dólar: “Revisamos a nossa projeção de taxa de câmbio para 4,60 reais por dólar em 2020 (ante 4,15). Mantemos nossa projeção de 4,15 reais por dólar em 2021.”

Nossa dica para preservar a saúde financeira, seja pessoal ou de sua empresa, é acompanhar o mercado, manter-se informado e (na medida do possível) também otimista, mas dentro de bases realistas. Afinal, a crise decorrente da necessidade de isolamento social foi um fator totalmente inesperado – não somente no Brasil, como em todo o mundo – que ressaltou a necessidade de um bom plano de negócios e de uma reserva de emergência.

 

Dica Coronavírus

Ontem falamos um pouco sobre a Pesquisa Qualibest, publicada recentemente, que analisou o comportamento dos consumidores brasileiros neste período atípico de quarentena, por conta do Covid-19.

Entre os resultados da pesquisa, algumas constatações interessantes aparecem, principalmente no que diz respeito às relações das pessoas com suas famílias e à maneira como elas escolhem passar seu tempo neste período de isolamento social.

Nossa dica de hoje, na verdade, é mais um compartilhamento de informações curiosas sobre como os brasileiros têm lidado, de um modo geral, com a quarentena:

 

 

Dados: Instituto Qualibest

 

Recém-adicionados

Mesmo em períodos de oscilação econômica, investir em imóveis nunca deixa de ser um bom negócio. Veja as casas e apartamentos que acabaram de entrar no mercado:

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-jardim-america-3dormitorios-1suite-1vaga-181m2/EI16655

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-venda-sao-paulo-brooklin-4dormitorios-2suites-4vagas-210m2/EI17147

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/duplex-venda-sao-paulo-moema-4dormitorios-3suites-3vagas-401m2/EI16727

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-vila-romana-4dormitorios-4suites-3vagas-164m2/EI16973

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-madalena-2dormitorios-1vaga-128m2/EI16998

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-olimpia-2dormitorios-2suites-3vagas-151m2/EI1378

 

Exclusividade

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/cobertura-venda-sao-paulo-vila-nova-conceicao-4dormitorios-4suites-8vagas-528m2/EI11024

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Querido diário, Com o pronunciamento do governador do estado de São Paulo sobre a flexibilização da quarentena a partir da semana que vem (incluindo a permissão para reabertura de empresas do setor imobiliário, com algumas restrições), estamos nos preparando para dar adeus aos Quotidianos diários – eles passarão a ser…

Oi, diário… Antes de entrarmos nesta quarentena, sábado era dia de curtir um filminho ou série, pra descansar a cabeça do agito (trabalho, trânsito, compromissos…) da semana. Bem, essa continua sendo uma ótima pedida pra passar o tempo no final de semana!   Para quem não tem muito tempo, nem…

Desde o início da pandemia da Covid-19, quando criamos o Quotidiano (uma coluna diária para manter nossa equipe e nosso público informados e engajados), temos divulgado no blog os imóveis recém-adicionados ao nosso catálogo. Atualmente, o Quotidiano se transformou em um informativo semanal divulgado apenas internamente, porém optamos por continuar publicando…

Chegou o esperado sábado, diário! E, com ele, mais uma dica de entretenimento para quem está cumprindo direitinho o isolamento social e vai ficar em casa neste final de semana. 😉 No Quotidiano 54, recomendamos uma visita virtual ao Palácio de Versalhes, na França. Acontece que o Brasil também tem…

Olá, diário! O que fazer com as crianças (e também os adultos) entediados em mais um final de semana de isolamento, já que a flexibilização parcial da quarentena só vale a partir de segunda-feira? Ver desenhos animados na internet, é claro! 😊 Por conta da pandemia, a Mostra de Animação…

Bem, diário… Domingo é dia de deixar a preguiça tomar conta e se divertir um pouco, não é mesmo? Mesmo em casa, podemos fazer muitas coisas divertidas: brincar com as crianças (para quem tem filhos), ver filmes ou séries, mergulhar em bons livros, praticar uma atividade física (yoga, dança, treino…

Mais uma semana começa, diário. E como estamos nos sentindo? Não tem resposta certa para essa pergunta. Só o que podemos fazer é observar nossos sentimentos, aceitando quando não dá pra evitar os pensamentos negativos e abraçando os positivos (sempre!), para que possamos nos manter conectados a eles. Há poucos…

Oi, diário. Hoje, vamos falar um pouco sobre planos. Vivemos em um momento confuso e delicado, em que tudo o que planejamos para 2020 foi meio que “por água abaixo”… Cada dia traz uma nova surpresa e nos pede readaptações. Estamos planejando nossa retomada às atividades presenciais, que foi adiada…