Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial
Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e relaxamento aos moradores.
De acordo com Irene Mottin e Luana Massi, corretoras da Esquema Imóveis, a proximidade a praças e parques é sempre um grande atrativo no mercado imobiliário. “Isso porque, quando as áreas verdes são seguras e bem cuidadas, quem está procurando um imóvel valoriza a presença delas por perto”, explicam.
Vamos conhecer alguns desses verdadeiros refúgios em meio à agitação urbana?
Parque Trianon
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado em 1892, um ano após a abertura da Avenida Paulista. Projetado pelo paisagista francês Paul Villon e inaugurado pelo inglês Barry Parker, foi comprado pela Prefeitura do município apenas em 1911.
Além de abrigar diversas esculturas do renomado artista Victor Brecheret (como o Fauno) e de Francisco Leopoldo (autor da Aretuza), o local conta com playgrounds e aparelhos de ginástica. Há ainda trilhas para caminhada e uma impressionante vegetação, com árvores nativas e exóticas.
Parque Ibirapuera
“Na parte plana do Jardim Paulista, chega-se ao Parque Ibirapuera em menos de 10 minutos a pé. Isso é um forte atrativo para a venda de imóveis. Já no Jardim América, o Clube Paulistano é o diferencial”, explica a corretora Irene Mottin.
Considerado o pulmão verde de São Paulo, o icônico Ibirapuera oferece uma infinidade de atividades ao ar livre. As possibilidades de entretenimento vão desde caminhadas e corridas até piqueniques e passeios de bicicleta.
No parque também se encontram importantes espaços culturais, como o Museu de Arte Moderna – MAM, a Oca (projetada por Oscar Niemeyer) e o Museu Afro Brasil.
Esse verdadeiro marco paulistano foi inaugurado em 1954 e conta com uma área de 158 hectares. Os jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes. Atualmente, é um dos parques mais visitados da América Latina.
Praça Gastão Vidigal
Conforme observa a corretora Luana Massi, especificamente na região do Jardim Paulistano o desejo de potenciais moradores é de encontrar imóveis próximos à Praça Gastão Vidigal.
Ideal para passeios com crianças e animais de estimação, a praça oferece uma agradável área verde em meio à cidade, por sua atmosfera tranquila e equipamentos como bancos e playground infantil.
Morar em uma região bem arborizada e com uma variedade de áreas verdes é algo muito buscado em São Paulo, pois permite às pessoas se reconectarem com a natureza e estimula a prática de atividades físicas.
Essa qualidade de vida se reflete também na valorização do metro quadrado em cada região. Segundo Irene e Luana, esse valor é diferente para Jardim Europa, Paulistano, América e Paulista. “Além dessa diferença entre os bairros, existem muitas outras variáveis, como parte plana ou alta, no caso de Jardim América e Paulista. Outro aspecto é o de rua mais tranquila versus rua muito movimentada, ou de idade e estado de conservação do prédio”, ressaltam.
“De forma geral, em prédios antigos, pode-se considerar valores de 10 a 15 mil reais por metro quadrado, para reforma, e de 20 a 25 mil para os reformados. Os preços variam também em decorrência do tipo de reforma realizada e dos acabamentos utilizados”, concluem as corretoras.
Conheça imóveis disponíveis para venda no Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e Jardim Paulistano.