Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo
Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento de pensar em como tornar sua sala de estar ou seus quartos mais agradáveis, aconchegantes e, ao mesmo tempo, sofisticados. Nesse sentido, as lareiras não são apenas itens que ampliam o conforto térmico, mas que dão estilo e elegância à decoração.
Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de lareiras, de acordo com o espaço e a necessidade de cada pessoa. Quer ela tenha um design mais tradicional, alimentada a lenha ou a gás, quer seja de um modelo moderno e elétrico, o importante é que se adeque perfeitamente à sua casa e dinâmica familiar. Isso vale até mesmo para quem já tem um sistema de aquecimento automatizado, porque a lareira acrescenta um calor extra e muito charme a qualquer ambiente.
A lareira também pode ser um item que ajuda a reduzir os custos de eletricidade, aumentando a eficiência energética, já que produz um aquecimento de relativo baixo custo, que permanece nos ambientes por longos períodos de tempo.
Como elemento decorativo, ela torna qualquer local mais aconchegante e convidativo, fazendo com que as pessoas queiram ficar juntas em frente ao fogo. O calor e o estalar da madeira são extremamente relaxantes e remetem aos tempos em que os seres humanos se reuniam em volta das fogueiras para fazer suas refeições e compartilhar experiências. A descoberta do fogo, aliás, foi um dos fatores que permitiram nossa evolução como espécie.
Além das lareiras de uso interno, projetadas para living room ou dormitórios, que normalmente requerem estruturas como chaminés ou dutos para canalizar a fumaça, é interessante considerar modelos específicos para áreas externas, tanto fixos quanto portáteis, que permitam às pessoas permanecerem confortáveis mesmo em ambientes abertos, nos dias mais frios.
A manutenção de uma lareira tradicional, a lenha ou a gás, em geral deve ser feita regularmente e por uma empresa especializada. Isso evita que a fumaça se disperse de maneira indesejada ou que tenha um odor muito intenso. O sistema de isolamento da lareira também deve estar em perfeitas condições, não apenas para evitar transtornos como a dispersão das chamas, mas para que o aquecimento se realize de forma plena.
Levando em consideração todos esses aspectos, na hora de escolher a lareira certa para sua casa, é importante considerar:
- Estética da lareira, dos acabamentos, e sua adequação ao projeto arquitetônico e de interiores;
- Local em ela será posicionada e cálculo do calor proporcionado, em relação à temperatura ideal para conforto dos usuários;
- Quantidade de lareiras necessárias para a casa ou apartamento;
- Material utilizado para o aquecimento e sua eficiência energética;
- Como será realizada a manutenção e limpeza.