< Voltar

NeuroArquitetura: a relação do ser humano com a cidade

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento

 

A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui diferentes interfaces com outros campos de conhecimento.

Nesse sentido, há um aumento significativo do campo de pesquisas sobre a relação entre o ser humano e os espaços construídos, isto é, entre o ambiente e o usuário. Aqui, potencializa-se, inclusive, a compreensão de mensagens transmitidas por esses espaços em níveis menos conscientes de percepção.

Neurociência como aporte

Comumente confundido com a Psicologia Ambiental, o conceito diferencia-se pelo grande aporte da neurociência, esta a qual permite um entendimento mais profundo e completo das reações fisiológicas do organismo, bem como do cérebro, quando expostos aos estímulos de determinado ambiente. É por esse motivo que a NeuroArquitetura é colocada em um patamar mais amplo em termos de estudo, uma vez que alcança respostas sobre diferentes sistemas do ser humano, como o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imune.

Sobre esta ideia, reitera-se a sua dimensão se pensarmos nos níveis em que se aplica, desde o molecular e o celular até questões comportamentais, sem deixar de lado, no entanto, seu objetivo principal: a compreensão sobre o impacto dos ambientes físicos nos indivíduos. São alguns exemplos desses efeitos:

  • Liberação de substâncias químicas (hormônios e neurotransmissores, por exemplo);
  • Expressão genética;
  • Plasticidade cerebral;
  • Alteração dos estados mentais, percepção, emoções ou comportamentos.

Relação humano x espaço

Dessa forma, é possível entender que a NeuroArquitetura consiste em uma busca pela criação de ambientes capazes de estimular ou inibir determinados padrões. Profissionais arquitetos que utilizam a neurociência na hora de elaborar um projeto, por exemplo, conseguem alcançar um resultado diferenciado na relação humano/espaço.

Esses aspectos, no entanto, não excluem o fato de que as pessoas são únicas e influenciadas por uma série de fatores, como os genéticos, subjetivos e culturais. Aqui, o conceito deve ser utilizado com o princípio “eficiência com qualidade de vida e bem-estar pessoal”. Ainda com a importância dos espaços e da cidade para a sensação de pertencimento, Jacobs (2011) acrescenta como essa mesma sensação causa nos indivíduos a vontade de cuidar, e que sem esta, muito se pode observar situações de pior estado de conservação dos espaços.

Sensação de pertencimento e retorno ao espaço público

Nesse sentido, para além dos impactos positivos na relação dos moradores com suas respectivas residências e arredores, é de importante destaque a consequência deste efeito nos próprios espaços; ora, se há o senso de pertencimento, há o senso de responsabilidade advindo da conexão positiva entre o humano e a cidade. Aqui, à medida em que o indivíduo se sente cuidado, sentir-se-á, da mesma forma, responsável pela manutenção e preservação daquilo que o cuida.

Conheça a casa de alto padrão com projeto premiado do renomado arquiteto Isay Weinfeld, bela combinação de arquitetura sofisticada, inteligente e repleta de elementos naturais.

Casa de alto padrão com projeto premiado
ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Confira nossas dicas sobre como repaginar a área externa de sua casa, destacando elementos como o paisagismo e o lazer   A revitalização da área externa de uma casa não apenas acrescenta charme e conforto ao espaço, valorizando o imóvel, como também possibilita mais opções de lazer e relaxamento para…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…