< Voltar

Ideias de decoração para um Natal tropical

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade

 

A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e o trenó, os flocos e bonecos de neve, a árvore decorada e até mesmo os pratos servidos na ceia não combinam muito bem com o calor aqui dos trópicos. No auge do verão brasileiro, uma proposta criativa é adaptar os símbolos desse feriado tão tradicional para a nossa realidade – substituindo alguns elementos decorativos e trazendo outros que podem deixar sua casa com uma atmosfera um pouco mais leve e tropical nessas festas de final de ano.

Para conseguir manter o clima de Natal, vale manter alguns itens que são emblemáticos na decoração e que podem ser facilmente adaptados ao nosso contexto, como luzes piscando, guirlandas, pacotes de presentes e doces. As paletas de cores com verde e vermelho já são tradicionais, mas também é possível inovar, abusando do prateado e dourado, ou mesmo inserindo um pouco de azul, uma cor mais fria e que ajuda a dar um aspecto até mais sofisticado aos ambientes. O azul também remete ao mar e combina perfeitamente com casas de praia, por exemplo.

Ainda no clima de praia, vale utilizar elementos como conchas e estrelas do mar, adaptando-os e inserindo esses pequenos detalhes na decoração. É possível, por exemplo, enfeitar uma guirlanda ou criar um arranjo de mesa que lembre o Natal, mas que traga esse toque de litoral e de verão de uma forma divertida e inusitada.

Outra possibilidade, tanto para guirlandas quanto para as próprias árvores de Natal, é abusar de plantas e flores tropicais. Elas ficam lindas em qualquer ambiente, acrescentando cor e vivacidade à decoração. Arranjos de flores (preferencialmente naturais) também podem ser usados para decorar mesas, misturados a elementos tradicionalmente natalinos, como luzes, velas e bolas.

Você também pode inovar trocando o convencional pinheiro de Natal por uma planta tipicamente brasileira, como um mandacaru, uma folhagem ou árvore frutífera de pequeno porte. O importante é que os enfeites sejam bonitos e que combinem com a planta escolhida. Pequenas luzes são um verdadeiro coringa e, claro, não pode faltar a estrela no topo.

O presépio é mais um item que pode ser adaptado, inserindo elementos do sertão, por exemplo, ou criando um cenário apenas com materiais encontrados em nosso país. O importante é manter a leveza, a simplicidade, e tentar buscar uma harmonia no estilo de decoração que será adotado como um todo. Essa questão também deve ser observada nos embrulhos dos presentes, já que eles normalmente ficam expostos sob a árvore e podem acompanhar a temática mais leve e tropical desse Natal diferente.

Por fim, que tal deixar o Papai Noel um pouco mais confortável e à vontade? Trazer imagens do “bom velhinho” com roupas mais frescas e curtas, como bermuda e óculos de sol, é uma brincadeira que acrescenta humor à decoração. Este ano, por exemplo, o Shopping JK apostou em uma ideia assim em seus enfeites natalinos, representando o Papai Noel em cenas divertidas e descontraídas, como andar de bicicleta e fazer yoga. Com certeza ele estaria muito mais feliz vestido dessa forma, aqui no Brasil, do que usando pesados casacos e botas.

Agora é por sua conta: abuse da criatividade, não tenha medo de fazer algo novo, aproveite o calor do verão e boas festas!

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Para aproveitar o que há de melhor no verão, saiba como manter sua piscina sempre bonita e bem cuidada   Com as altas temperaturas, nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer no frescor de uma piscina. Na época mais quente do ano, a área externa de casas e…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…