João Armentano é um dos nomes mais reconhecidos da arquitetura brasileira contemporânea. Paulistano, formou-se arquiteto na Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, no final da década de 1980. Ao longo de mais de 30 anos de atividade, atuou tanto no campo da arquitetura como do design de interiores e de objetos.
Com uma vasta experiência, seu estilo pessoal se comunica através da habilidade em criar espaços com o equilíbrio ideal entre estética marcante, funcionalidade e conforto, utilizando-se de uma sensibilidade única para identificar as particularidades de cada projeto.
Assinando trabalhos cheios de originalidade, emoção e personalidade, Armentano é fundador do escritório AArq (Armentano Arquitetura), que atua nos ramos da arquitetura comercial e residencial, e sua equipe atende tanto em território nacional quanto internacional.
Abaixo você confere algumas obras marcantes de João Armentano. Fique atento ao estilo moderno, sensível, simples e sofisticado. Observe as linhas limpas e, de certa forma, minimalistas, assim como o uso de materiais diferenciados, que se destacam por sua beleza natural, e o quão iluminados são os espaços.
P308 – Residencial, Fazenda da Boa Vista, Porto Feliz, SP
AArq descreve este projeto como um que recoloca a questão dos diálogos entre o antigo e o novo na arquitetura contemporânea. “Sua fachada anterior é simétrica, com a solidez e a opacidade reforçadas pela materialidade das paredes com pedras que sugerem uma construção de alvenaria estrutural.
No interior, ela se transforma: o peso da construção em alvenaria se converte em leveza e transparência com uma estrutura metálica que se projeta em direção ao quintal, acomodando grandes janelas e criando um pavilhão de cristal no centro da casa.”
P349 – Hotelaria, Ceará, Brasil
“Com os pés nas areias da praia da Taíba, no Ceará, o projeto de interiores para o Resort contribui com a ambientação acolhedora para a espacialidade edificada que se abre intensamente para a natureza”, descreve o escritório de Armentano.
“Cada espaço interno foi elaborado para estabelecer uma conexão entre a paisagem natural, o projeto paisagístico de Hanazaki e a arquitetura de Marcelo Franco: se, por um lado, o mobiliário e os objetos têm uma materialidade rústica – madeira, pedra, palha – que remete à descontração do litoral, por outro, tanto o desenho do mobiliário selecionado quanto o seu rigoroso arranjo espacial reiteram a ortogonalidade proposta arquitetônica.”
P46 – Porto Feliz, São Paulo, Brasil
“Implantada em uma cota inferior ao nível da rua, a horizontalidade predominante da casa P 46 lhe confere um caráter introspectivo como se se recolhesse do movimento exterior para dedicar-se plenamente à sua relação com a vegetação e o lago que embelezam a paisagem.
Não há exuberância formal: seu desenho é muito sóbrio composto quase exclusivamente por traços retos. No pavimento térreo toda a ampla área interna de estar é integrada graças à estrutura independente de concreto. Sobre ela, o segundo pavimento exibe uma lógica construtiva ainda mais delicada: um pavilhão de vidro, marcado apenas pelo ritmo da esbelta estrutura metálica e pela verticalidade dos brises em madeira que resguardam a privacidade dos dormitórios.”
P515 – Comercial, São Paulo, Brasil
“O projeto de interiores P515 é uma clínica de dermatologia e cirurgias plásticas em São Paulo, ocupando um pavimento inteiro. O desafio principal foi equilibrar as áreas de acesso geral, como os consultórios, com as áreas restritas, incluindo a sala de cirurgia e seus apoios. O programa exigiu uma clara distinção dos usos: as salas de espera deveriam oferecer conforto aos pacientes, enquanto os consultórios precisavam transmitir profissionalismo. Já a sala de cirurgia exigia um cuidado especial com os materiais para garantir a assepsia necessária.
Para criar uma atmosfera aconchegante nas áreas de espera, os arquitetos escolheram uma paleta de cores quentes, com destaque para o uso da madeira e um grande sofá. Nos consultórios, a sobriedade foi ressaltada com portas de vidro leitoso e esquadrias de madeira escura, evocando uma estética oriental. A escolha do mobiliário moderno brasileiro, como as cadeiras Oscar de Sergio Rodrigues e a cadeira Paulistana de Paulo Mendes da Rocha, que sublinham a aliança entre a qualidade técnica e o refinamento estético, essenciais para uma clínica especializada em estética.”
P358 – Residencial, São Paulo, Brasil
“O Vizcaya Itaim, com concepção, fachada e interiores idealizados por Armentano Arquitetura, em parceria com o escritório LE Arquitetura e o paisagismo de Renata Tilli, destaca-se em São Paulo com sua fachada de vidro, que oferece vistas da cidade enquanto assegura a privacidade dos cômodos. Os quebra-sóis verticais em madeira, estrategicamente posicionados, complementam a estética e proporcionam sombra, enriquecendo a composição visual do edifício.
Além da flexibilidade nos interiores, o projeto revela uma sensibilidade compositiva que eleva o Vizcaya Itaim a um marco arquitetônico no bairro. As lajes suspensas e o jogo dinâmico de formas não apenas criam uma identidade única, mas também integram beleza e funcionalidade, contribuindo para a paisagem urbana da cidade”, descreve o site do AArq.