< Voltar

Episódio 3 de Propriedades que Inspiram traz casa modernista

Estilo vanguardista que inovou a arquitetura nos 1960, o modernismo permanece vivo em residências paulistanas

 

No terceiro episódio de nossa websérie, visitamos a casa de Pedro Ramos, um exemplar recém-reformado de arquitetura modernista da década de 1960, ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A reforma manteve o aspecto original da construção, que permite uma visão linear de todo o terreno, em que se destaca um imponente mandacaru. Saiba  mais sobre o imóvel.

Liberdade foi a palavra-chave do modernismo, estilo que surgiu na década de 1920, mas que ganhou destaque na arquitetura brasileira nos anos 1960. A ideia era unir racionalismo e funcionalismo em projetos utilizando linhas geométricas, sem muitos ornamentos, abusando de pilotis e terraços, plataformas horizontais e volumes sobrepostos, com plantas e fachadas livres – sempre valorizando a amplitude dos espaços.

O modernismo, como movimento artístico e cultural, teve seu início na Europa e se difundiu no Brasil por meio de manifestos de vanguarda e da Semana da Arte Moderna (1922). Na arquitetura, foi marcado como um período de rejeição aos estilos tradicionais. Além disso, privilegiava tudo o que era simples, característica que se manifestava na escolha de formas básicas e materiais como concreto aparente, aço e vidro. Conforme afirmou o arquiteto alemão Mies van der Rohe: “menos é mais”.

Outro aspecto importante para os arquitetos modernistas eram as funções sociais das construções, ou seja, a maneira como suas criações seriam utilizadas, na prática. Exemplo disso é o vão livre do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi, que buscava a integração do prédio com a vida urbana – tornando o espaço quase uma praça pública.

O vão livre do MASP foi pensado por Lina Bo Bardi para favorecer a circulação do público

 

Origens do modernismo

Um dos maiores nomes do modernismo mundial foi o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que conta com obras em diversos países, sendo que mais da metade de seu trabalho é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Influenciado por conceitos matemáticos, foi um mestre do concreto armado e também o responsável pelos princípios que se tornaram conhecidos como Os Cinco Pontos da Arquitetura Moderna:

  • Fachada livre, sem vedações ou divisórias em suas estruturas;
  • Janelas em fita, percorrendo as edificações;
  • Pilotis, criando espaços abertos e vãos livres para a circulação;
  • Terraço-jardim, utilizando coberturas e telhados para o lazer dos usuários;
  • Planta livre, em que os ambientes interagem e se integram.

Outra fonte de inspiração para os modernistas foi a Escola Bauhaus (1919-1933), na Alemanha, que influencia a arquitetura, as artes e o design até os dias de hoje. Os preceitos da Bauhaus valorizavam a simplicidade das formas, tendo como questão central dos projetos a funcionalidade. A frase “a forma segue a função” resume a motivação principal da escola.

A escola alemã Bauhaus foi uma das inspirações para o modernismo

 

O modernismo no Brasil

Uma das características da arquitetura modernista brasileira foi buscar a expressão de uma identidade nacional, independente dos ideais europeus. Esse aspecto ajudou a moldar um novo estilo de pensar a modernização urbana, adaptado à cultura, às formas e tecnologias que despontaram depois da Segunda Guerra Mundial.

Um dos maiores modernistas do Brasil foi Oscar Niemeyer (1907-2012), que definiu sua obra da seguinte maneira: “De Pampulha a Brasília, eu segui o mesmo caminho, preocupado com a forma nova, com a invenção arquitetural. Fazer um projeto que não representasse nada de novo, uma repetição do que já existia, não me interessa”.

Outros exemplos de grandes modernistas que impactaram a arquitetura brasileira são Gregori Warchavchick, Lúcio Costa, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Affonso Eduardo Reidy. O destaque, nos projetos desses arquitetos, está na relação de continuidade entre o interior e o exterior das edificações. Era como se eles buscassem morar ao ar livre, com soluções estruturais para integrar a arquitetura de maneira orgânica ao meio ambiente.

 

Casas modernistas brasileiras

Conheça alguns exemplos de casas nesse estilo atemporal, projetadas por alguns dos maiores nomes da arquitetura no país:

Casa das Canoas, por Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro/RJ

 

Casa de Vidro, por Lina Bo Bardi, em São Paulo/SP

 

Casa Modernista da Rua Santa Cruz, um dos primeiros exemplares dessa arquitetura no Brasil, por Gregori Warchavchik, em São Paulo/SP

 

Antiga residência do arquiteto Vilanova Artigas, atualmente Instituto Casa Vilanova Artigas (ICVA), em São Paulo/SP

 

Casa no Butantã, por Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro, em São Paulo/SP

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Cada vez mais valorizada, a vista para o verde transforma o bem-estar.   O contato com a natureza é essencial ao ser humano, não apenas como elemento de sobrevivência, mas como fonte de equilíbrio emocional, bem-estar e saúde. Diversos estudos apontam que a presença do verde em nosso entorno tem…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa   Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de…

A ideia de que “morar bem” está sempre associada a grandes espaços nem sempre é verdade. Muitas culturas ao redor do mundo e algumas das cidades mais admiradas por sua arquitetura e estilo de vida, nos mostram justamente o contrário. Tóquio, por exemplo, é uma metrópole vertical, cercada por montanhas…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…