< Voltar

Como ressignificar o espaço do sótão

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego

 

Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão é normalmente aquela área usada para guardar coisas, ou que acaba sendo transformada em um dormitório extra.

A ideia de ressignificar o espaço do sótão pode ser uma forma de ganhar um novo ambiente na casa, sem ter que realizar uma reforma muito grande. Converter essa área em um local agradável, como uma sala de jogos, uma sala de TV, um escritório ou quarto, muitas vezes requer apenas uma simples remodelação.

Diferentemente do porão, que tende a ser mais úmido e abrigar equipamentos (como geradores e sistemas de aquecimento ou de refrigeração), o sótão em geral é um lugar desocupado, com vista privilegiada e muita iluminação natural.

 

O sótão tem como vantagens a vista privilegiada e grande incidência de luz natural

 

No entanto, antes de iniciar a conversão do sótão em um ambiente de lazer, é preciso atentar para o tamanho do pé-direito. Como esses locais normalmente contam com altura muito baixa, é necessário confirmar com engenheiros e arquitetos se o pé-direito (ou seja, a medida do piso até o teto) é suficiente para garantir o conforto e a segurança dos usuários. Embora possa haver uma variação de altura, já que muitos sótãos têm áreas mais rebaixadas nos cantos, recomenda-se pelo menos 2,2 m, para que a circulação não seja comprometida.

 

É importante considerar se o espaço possui a altura mínima necessária para ser convertido

 

A base estrutural do ambiente também precisa ser verificada, para garantir que ela suporte o peso dos móveis e possa abrigar paredes de drywall, se necessário, além de ter infraestruturas hidráulicas e elétricas, sistema de aquecimento ou ar-condicionado.

Também vale a pena investir na troca das janelas, instalando a maior quantidade possível de superfícies transparentes ou que possam ser abertas, favorecendo a ventilação e a incidência de luz natural no sótão. As janelas também dão uma sensação de maior amplitude ao local.

 

É recomendável que o espaço tenha janelas, que dão uma sensação de maior amplitude

 

Outro grande desafio, para tornar o sótão “habitável”, são as escadas para chegar até ele. Em algumas casas, se o espaço contar apenas com uma escada retrátil, será preciso realizar uma reforma que inclua degraus permanentes. No caso da inclusão de uma nova escada, ela será reta ou circular? Terá seu acesso pela lateral ou na parte central do ambiente? Essas questões devem ser consideradas no projeto de remodelação.

 

O acesso até o sótão precisa ser feito por meio de uma escada permanente

 

A conversão do sótão em uma área de convivência ou um quarto é uma excelente oportunidade de aumentar a área útil de um imóvel, sem precisar realizar alterações na área construída. No entanto, é importante buscar o auxílio de profissionais especializados, para garantir a viabilidade do projeto e sua perfeita execução.

 

Para garantir a criação de um ambiente seguro e agradável no sótão, é importante consultar profissionais

 

Ambiente versátil e naturalmente aconchegante, o sótão pode ser uma das melhores formas de expandir as possibilidades de sua casa, sem custos exagerados. Com alguma criatividade e um bom design de interiores, é possível transformar esse espaço em um pequeno e charmoso refúgio, ideal para relaxar ou se divertir.

 

Com um bom projeto, o sótão pode se transformar no cantinho de sossego e diversão da casa

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A arquiteta e designer de interiores Sabrina Salles dá dicas sobre como criar equilíbrio na decoração de sua casa   O equilíbrio é algo que, em geral, tentamos buscar em diversos aspectos de nossa vida. Mas o que ele significa, no design de interiores? Trata-se da ideia de que, quando…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

O centro de São Paulo é uma linha tênue entre o encanto e a perplexidade. Encanto pelas belezas arquitetônicas dos prédios históricos e toda a identidade cultural que carrega através das construções. Perplexidade pela falta de preservação e degradação desses patrimônios que são a marca da capital. Com essa problemática…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador   Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e…