Conheça os prós e contras dos veículos elétricos e veja como os prédios estão se preparando para essa tendência
O futuro, pelo menos no que diz respeito à mobilidade urbana, já chegou. Os carros elétricos, representados por marcas como a norte-americana Tesla e a chinesa BYD, têm se tornado objeto de desejo para muitos motoristas e já são uma tendência no Brasil.
Considerando esse aumento na busca por veículos mais sustentáveis, condomínios em fase de lançamento (sejam eles residenciais ou comerciais) já estão se adaptando a essa nova demanda, com a instalação de tomadas elétricas em suas garagens.
Preocupação ambiental
O crescente interesse por veículos elétricos tem sido impulsionado tanto por preocupações ambientais quanto pelos avanços tecnológicos. Conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas de carros elétricos no país aumentaram consideravelmente nos últimos anos, com um recorde de 94 mil unidades vendidas em 2023.
Entre os motivos desse interesse está a preocupação com as emissões de carbono, levando em conta o impacto ambiental provocado pelos combustíveis fósseis. Carros elétricos, por sua vez, ajudam a combater as mudanças climáticas, já que não emitem gases de efeito estufa.
Os veículos elétricos também têm custos operacionais mais baixos, quando comparados com veículos a combustão, já que a eletricidade geralmente é mais barata do que a gasolina ou o diesel. Outra vantagem é que os motores elétricos são mais eficientes e requerem menos manutenção.
Em uma metrópole como São Paulo, conhecida por seus altos níveis de poluição atmosférica, causados principalmente pela grande quantidade de veículos em circulação, a transição para carros elétricos representaria uma redução significativa na emissão de gases nocivos.
Essa substituição pode ajudar a promover melhorias na qualidade do ar e até mesmo reduzir a poluição sonora, contribuindo para o bem-estar de toda a população. Além disso, incentivos governamentais devem tornar os carros elétricos uma opção cada vez mais viável para os consumidores brasileiros.
Diferencial em condomínios
As limitações da infraestrutura para carregamento do veículo ainda são um dos grandes empecilhos para quem busca praticidade com os elétricos. Nesse sentido, a possibilidade de carregar o carro em sua própria casa, com eficiência e conveniência, certamente é um diferencial para qualquer imóvel.
A instalação de tomadas elétricas nas garagens de edifícios não apenas agrega valor aos imóveis, acrescentando praticidade à vida dos moradores que possuem carros elétricos, como também demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Por conseguinte, o aumento da demanda por carros elétricos deve impulsionar cada vez mais o desenvolvimento da infraestrutura de recarga na cidade. Com mais postos de carregamento disponíveis em estacionamentos, shoppings, condomínios e outros locais de grande circulação, os motoristas terão maior conveniência e segurança para carregar seus veículos, eliminando assim a preocupação com a autonomia da bateria.
Pontos de atenção
Em contrapartida aos benefícios de se investir em veículos elétricos, há alguns pontos que devem ser cuidadosamente pesados. O primeiro deles é que esses carros tendem a apresentar um custo inicial mais elevado do que os veículos a combustão.
O segundo aspecto a considerar é que, embora estejam sendo instalados diversos pontos de recarga em áreas urbanas, ainda há uma necessidade de expandir essa infraestrutura para garantir uma experiência de carregamento conveniente e confiável em todo o país.
Isso porque a autonomia da bateria de veículos elétricos ainda é considerada bastante limitada, especialmente para deslocamentos em longas distâncias. O tempo de recarga (cerca de 7 horas, para a carga total) também pode ser um problema na rotina agitada de muitas pessoas.
Em suma, adquirir um carro elétrico no Brasil ainda apresenta alguns desafios. Mas, à medida que a conscientização sobre os benefícios dos veículos elétricos continua a crescer, as soluções de infraestrutura se expandem. Por isso, espera-se que a tendência dos elétricos ganhe cada vez mais força, transformando a forma como nos deslocamos, especialmente nas grandes cidades.
Conheça alguns imóveis com estrutura para carregamento de carros elétricos no Jardim Paulista, Cidade Jardim, Itaim Bibi e Jardim Luzitânia.