< Voltar

Pessoas: o maior ativo de uma empresa

Entenda a importância da colaboração e do compartilhamento de ideias para criar um excelente ambiente de trabalho

 

Alcançar bons resultados em uma empresa não depende apenas da qualidade de seus produtos ou das tecnologias utilizadas em seus processos. Na verdade, o principal fator que gera alta performance é uma equipe engajada e eficiente. Ou seja, o que faz um Great Place To Work (ou seja, um Excelente Lugar Para Trabalhar) são pessoas excelentes.

O cuidado com os colaboradores envolve diversos fatores, desde o momento da contratação e da estruturação das equipes até ações internas para engajar e motivar a todos, avaliando o desempenho constantemente e propondo mudanças para que a empresa obtenha resultados cada vez melhores.

Compreender a importância do trabalho em equipe e da colaboração é o primeiro passo para melhorar os números de uma empresa. Nesse sentido, o fator humano é o pilar essencial de qualquer negócio bem sucedido. Afinal, talvez seja simples estabelecer objetivos, mas reunir um grupo sólido de pessoas que possam cooperar para alcançá-los depende de um bom líder.

“Em uma empresa de prestação de serviços, o principal ativo são as pessoas”, afirma Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis. “A empresa cresce apenas quando pode contar com profissionais muito bons. Como o produto que negociamos é commodity, nosso diferencial são os profissionais. Se não tivermos pessoas competentes e especializadas, não haverá faturamento expressivo.”

A compreensão da importância da equipe se reflete no respeito com os colaboradores. Para Túlio, reter e capacitar as melhores pessoas do mercado é uma busca constante. “Corretores de imóveis são profissionais autônomos e nada os ‘prende’ a uma empresa além de um bom clima e um ambiente de trabalho que os mantenha motivados”, ressalta o CEO.

 

Gerando engajamento

Entre as iniciativas que podem ser tomadas para gerar uma sensação de pertencimento em uma empresa, abrir espaço para que a equipe participe das decisões é uma forma de fazer com que todos sintam que sua voz está sendo ouvida. “Na Esquema Imóveis, a ideia de criar o Conselho ProBem partiu da conquista do selo GPTW (Great Place To Work). Buscamos essa certificação depois que formalizamos nosso propósito, porque nos perguntamos que tipo de indicador poderíamos usar para medir como estávamos perante esse propósito”, explica Túlio.

De acordo com o CEO da Esquema Imóveis, a pesquisa do GPTW acabou se tornando uma ferramenta objetiva de monitoramento e de aprimoramento da gestão. Ela permitiu aos gestores acompanharem os aspectos abordados pelos pilares do GPTW (respeito, orgulho, imparcialidade, credibilidade e camaradagem) e trabalharem as fraquezas, ou seja, os pontos que poderiam ser melhorados.

“Em uma tentativa de envolver a empresa inteira nisso, criamos o Conselho ProBem. Como seria impossível colocar dezenas de pessoas em um mesmo local para discutir esses assuntos, elegemos representantes desses pilares. Acrescentamos também dois pilares que consideramos fundamentais para nosso trabalho: eficiência e criatividade/inovação”, observa Túlio. “A eficiência é minha maior preocupação, como gestor. É uma batalha diária e constante, que envolve todos os processos operacionais, administrativos, comerciais e de marketing. Nosso objetivo é nos destacarmos no mercado como uma empresa eficiente e inovadora, então esses pilares sustentam o nosso propósito.”

Nesse contexto de colaboração e participação, o Conselho ProBem se tornou um ambiente de compartilhamento, em que os colaboradores passaram a realizar críticas construtivas e saudáveis, debatendo soluções. “É uma ferramenta de manutenção e monitoramento, um trabalho em conjunto entre gestores e colaboradores”, completa Túlio.

 

Importância do trabalho em equipe

O ponto-chave das mudanças na Esquema Imóveis foi a participação. “Acredito que é muito difícil conseguir comprometimento, fazer com que a equipe de vendas se envolva com questões de gestão da imobiliária. Como gestores, precisamos dar essa oportunidade àqueles que quiserem fazer parte das decisões estratégicas, para realmente nos considerarmos um Great Place To Work”, salienta o CEO.

Segundo Túlio, as questões que foram levantadas pelo Conselho ProBem acabaram se tornando uma surpresa muito positiva. “Quando abrimos esse leque de discussão entre pessoas tão diferentes, apareceram ideias ótimas. Começamos a pensar um pouco ‘fora da caixa’. Claro que algumas não são aplicáveis, mas também surgem coisas muito interessantes. É um trabalho de brainstorming.”

A possibilidade de contribuir com sugestões e críticas faz com que a empresa, que sempre valorizou essa cultura de abertura e amizade, tenha um clima ainda mais familiar. “Como em uma família, também saem discussões e desentendimentos, porque é óbvio que nem sempre haverá consenso, mas tudo isso é muito produtivo. Não queremos perder essa essência descontraída, que já estava em nosso DNA”, diz Túlio.

Conforme explica o CEO da Esquema Imóveis, o impacto da iniciativa do Conselho ProBem pode ser sentido em todos os departamentos, principalmente na área comercial. “O perfil dessa equipe, em geral, é muito preocupado com o curto prazo, ou seja, vender. Mas a partir do momento em que eles participaram mais das discussões e realmente se envolveram, percebendo os desafios que estão por trás dos processos, isso gerou mais comprometimento e entendimento em relação às demais áreas. Foi a primeira vez, em 16 anos atuando na gestão de empresas imobiliárias, que vi corretores investindo seu tempo em favor de um propósito coletivo, que traz resultados somente no longo prazo. É um objetivo maior, que transcende o trabalho deles, mas que com certeza trará transformações permanentes para toda a empresa.”

 

Como ter excelentes colaboradores

Além de fomentar o sentimento de participação e de pertencimento, há outras ações que podem ser tomadas para que as equipes se tornem cada vez melhores, mais engajadas e produtivas. “Tornar nossa empresa um Excelente Lugar Para Trabalhar envolve um conjunto de fatores interligados. As pessoas precisam ver que é possível crescer profissionalmente e que serão valorizadas por isso”, declara o CEO da Esquema Imóveis.

Além disso, o investimento em novas tecnologias é essencial. “Precisamos nos destacar sendo diferentes. Ainda temos muitas áreas a explorar em nosso mercado e, por isso, não podemos nos acomodar. Este é meu objetivo: que continuemos melhorando constantemente e mantendo as pessoas cada vez mais próximas”, conclui Túlio.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….

O professor e filósofo Emílio Terron fala sobre como podemos encarar os encontros como oportunidades de transformação   Nos dias de hoje, parar um pouco e pensar sobre a vida pode ser algo que poucas pessoas conseguem fazer. No entanto, é a partir das reflexões e dos questionamentos levantados pela…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

Desenvolvimento da capital mais rica e populosa do Brasil   Desde 1960, São Paulo ocupa a posição de capital mais rica e populosa do Brasil. Embora gere sozinha nada menos que 10% da riqueza nacional, nada indicava, até a metade do século XIX, que o município ostentaria tais postos. Em…

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da…

Você já pensou que sua mãe parece uma personagem de filme?   Aquela história de que “mãe é tudo igual” talvez tenha um fundo de verdade, embora cada filho veja sua mãe como um ser único no mundo. O que provavelmente já aconteceu com quase todas as pessoas é ir…