< Voltar

Quotidiano – Dia 66

Querido diário,

A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi, em seu livro How Fear Works – Culture of Fear at the 21st Century, a perspectiva de que tudo está perdido sufoca o ser humano e interfere na construção de nossa personalidade, afastando-nos de virtudes como a coragem e a esperança.

Para o autor, a cultura do medo promove “a ideia de que a nossa segurança depende do fato de que devemos abandonar nossas liberdades, e a celebração de um princípio da precaução nos deu uma perda de critério sobre nossas chances de assumirmos riscos.” Afinal, na quarentena, trocamos nossa liberdade por uma sensação de maior segurança.

Claro que ter noção da nossa própria vulnerabilidade é uma força (já que, tomando as medidas de precaução, evitamos a contaminação, o que é algo inteligente). Só não podemos nos deixar dominar pelo temor de seguir nossas vidas, com ou sem vírus, da melhor forma que pudermos. Um pouco de medo é saudável, nos mantém seguros… o que não podemos é ficar paralisados por ele.

Por isso, apesar do “megaferiado” decretado pelos governos municipal e estadual, a semana já começou movimentada para a equipe da Esquema, que não quer saber de ficar parada! Exemplo disso são as meninas do marketing, que se reuniram no Zoom para definir estratégias para os próximos dias. É sempre bom ver esses rostos amigos e matar um pouco a saudade do dia a dia no escritório!

 

 

Entre as ações previstas para esta semana está a mudança dos dias de nossas lives no Instagram, que agora acontecerão às terças e quintas-feiras, às 18h. E já temos um bate-papo mais do que especial agendado para amanhã:

 

 

Dica do dia

A Cia Makers, editora focada na inovação e no pensar “fora da caixa”, está disponibilizando uma série de conteúdos super interessantes. Entre os e-books gratuitos, estão livros sobre foco e produtividade, design thinking e gestão de negócios.

Para baixar os e-books, acesse: https://www.ciamakers.com/editora-cia-makers

Além disso, a Cia Makers está disponibilizando uma maratona de cursos online, de 25 a 31 de maio, que inclui temas como storytelling, gamification (técnicas para engajar equipes), ferramentas para organizar a rotina, técnicas de gestão à distância e desbloqueio criativo. #ficaadica

 

Dica Coronavírus

fonte: BBC Brasil

Quando se pensa em reabertura da economia, um dos maiores dilemas está em evitar que o vírus se propague em uma “segunda onda”, colocando em risco a população como um todo. Para muitos países, o retorno gradual às atividades tem sido a melhor forma de lidar com essa situação. Uma sugestão viável, proposta por pesquisadores do Instituto Weizmann, em Israel, foi um modelo cíclico batizado de regra do 10-4.

Mas como funciona isso exatamente? O modelo matemático propõe que as pessoas fiquem durante 10 dias em quarentena, depois 4 dias indo para o trabalho ou escola normalmente, retornando em seguida para mais 10 dias de isolamento. Pessoas que dividem o mesmo espaço, nesse modelo, devem sair de casa nos mesmos dias; do contrário, o plano não funciona.

A ideia tira proveito de um ponto fraco do Covid-19: o período de latência. Entre o momento em que uma pessoa é infectada e o tempo em que ela pode infectar outras, há um atraso de três dias. Ou seja, caso ela se infectar, somente atingirá o pico da infecção três dias depois, em casa, quando não estiver mais em contato com outras pessoas. Essa medida diminuiria a capacidade do vírus de se espalhar. Além disso, permitiria que milhões de trabalhadores voltassem às suas atividades, mas ainda assim reduzindo o número de indivíduos nos estabelecimentos e no transporte público.

 

Recém-adicionados

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-jardim-guedala-3dormitorios-3suites-6vagas-333m2/EI17509

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-paraiso-4dormitorios-4suites-5vagas-400m2/EI14490

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-jardim-america-4dormitorios-3suites-3vagas-327m2/EI3176

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-comercial-locacao-sao-paulo-jardim-america-12vagas-945m2/EI1822

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-cidade-jardim-5dormitorios-5suites-8vagas-790m2/EI17487

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

“Trabalho é amor tornado visível.” A frase de Khalil Gibran, citada em nossa live de ontem pelo conselheiro profissional Gustavo Succi, resume todo o nosso sentimento nessas três semanas de quarentena.      Como ser feliz neste momento tão difícil? A felicidade é uma escolha. Afinal, podemos ficar ansiosos…

Oi, diário… Em pleno 1º de abril, o famoso “dia da mentira”, a grande verdade é que estamos com saudades de ver as pessoas queridas e sair de casa. Mas quem disse que vamos deixar uma quarentenazinha nos derrubar? Tem dias em que a gente se sente um pouco melhor…

Querido diário, Esses dias de quarentena parecem se arrastar, não é mesmo? Ainda mais para aqueles que aguardam ansiosamente o relaxamento das medidas de isolamento social. Mas há também os que têm aproveitado esse “respiro” na rotina de compromissos incessantes e horas perdidas no trânsito para pensar, criar, inovar, aprender,…

Dois meses de quarentena, diário! Se olharmos para o lado positivo disso, quer dizer que estamos há todo esse tempo sobrevivendo e trabalhando, tendo ideias e aprendendo coisas novas, realmente “nos virando” pra superar as dificuldades que o momento colocou na nossa frente. Então, parabéns pra gente, não é mesmo?…

Oi, diário! Hoje é sábado e (tecnicamente) estamos “de folga”, mas resolvemos aparecer por aqui só pra deixar algumas dicas de séries pro pessoal se divertir no final de semana. Afinal, já que estamos em casa, vamos precisar de algumas coisas legais pra passar o tempo, não é mesmo? Bora…

“Descrever minha mãe seria escrever sobre um furacão em seu poder perfeito. Ou as cores subindo e descendo pelo arco-íris.” – Maya Angelou, escritora. Hoje é Dia das Mães, diário. Alguns estão perto de suas mães, outros não podem estar. A distância, no momento que vivemos, infelizmente ainda é necessária….

“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates Ontem, em nossa live com o designer estratégico e criativo Antonio Carlos Toze, ele citou o filósofo grego para falar sobre algo que fomos “obrigados” a fazer, isolados em quarentena: olhar para dentro. Nas últimas semanas, passamos a nos observar melhor: nosso humor, nossos medos…

Olá, diário! O que fazer com as crianças (e também os adultos) entediados em mais um final de semana de isolamento, já que a flexibilização parcial da quarentena só vale a partir de segunda-feira? Ver desenhos animados na internet, é claro! 😊 Por conta da pandemia, a Mostra de Animação…