O bairro nobre é conhecido por seus imóveis de alto padrão, infraestrutura privilegiada e localização estratégica
O Jardim Paulista é um bairro nobre de São Paulo marcado pela presença de imóveis de alto padrão, pela localização estratégica em que se encontra – com fácil acesso a diversas regiões importantes da cidade – e por sua infraestrutura diversa que contempla centros culturais, opções infinitas de lazer, renomadas instituições de ensino, hospitais e uma gama completa de comércios e serviços.
Conversamos com dois de nossos consultores de Jardim Paulista, Cassiano Bianco, que nos contou sobre o mercado de apartamentos na região, e Roberto Marítimo, que explicou sobre as tendências no mercado de casas do bairro. Confira abaixo a nossa conversa completa:
Como está a demanda por imóveis de alto padrão na região do Jardim Paulista?
O mercado de alto padrão no Jardim Paulista está bastante consolidado há muito tempo. O Jardins, como um todo, é historicamente uma região nobre da cidade. Por sua proximidade com o Parque Ibirapuera, o bairro tem uma demanda que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e há um movimento substancial de pessoas procurando por qualidade de vida e proximidade a áreas verdes.
O mercado de apartamentos no bairro, de acordo com Bianco, tende a crescer cada vez mais, visto que o Jardim Paulista ainda possui espaço para novos prédios; processo que vem ocorrendo em alta velocidade nos últimos anos.
Para além disso, a região ainda tem valores um pouco mais atrativos que o seu vizinho, o Jardim América. Esta distância vem se estreitando, mas ainda é possível encontrar produtos similares por valores menores.
Quais são as principais tendências do mercado imobiliário no bairro?
Marítimo explica há uma grande busca por casas em estilo moderno, com subsolo, elevador e ao menos quatro suítes. Mesmo seguindo este padrão, há quem procure casas menores e quem busque casas mais amplas. Casas reformadas também vêm ganhando destaque, uma vez que mantêm algumas características originais.
Já Bianco destaca que a já comentada construção de novos prédios no bairro atrai a atenção de famílias que procuram por imóveis com área de lazer e uma localização estratégica.
Qual é o perfil de compradores que procuram imóveis no Jardim Paulista?
Atualmente, o perfil de quem busca um imóvel no bairro é diverso. São jovens, casais sem filhos e famílias. Essa variedade se dá justamente pela infraestrutura do Jardim Paulista e pela vasta oferta de bares, lojas, escolas, mercados, serviços e bons restaurantes na região, que consegue atender às necessidades de diferentes perfis e gerações. A pluralidade de moradores sempre foi um grande atrativo dos Jardins, mesmo que seu perfil social se mantenha padronizado.
Quais são as características mais valorizadas pelos investidores em uma propriedade de alto padrão no Jardim Paulista?
Segundo Bianco, investidores de alto padrão buscavam oportunidades no Jardim América, majoritariamente, mas isso vem mudando. Além da possibilidade de obter uma margem mais larga de negociação no Jardim Paulista, a proximidade do bairro com o Parque Ibirapuera tem virado um atrativo cada vez maior em tempos de procura por qualidade de vida e áreas verdes.
Outro fator importante é justamente o espaço que a região ainda oferece para a construção de novos prédios, que impulsionam o valor de imóveis prontos.
Já Marítimo conta que investidores valorizam as ruas com pouco movimento, arborizadas e seguras do bairro, sempre priorizando o valor do metro quadrado.
Na sua opinião, o que há de especial no bairro?
Bianco nos conta que costuma dizer que o Jardim Paulista é um bairro de classe alta, porém “low profile”. É uma região nobre, mas mais “descolada” que o Itaim, a Vila Nova Conceição e Moema, por exemplo. A região oferece brechós e lojas de grifes, barzinhos e restaurantes sofisticados, tornando-a diversa e especial.
Para Marítimo, o bairro é um ponto de interesse por sua localização, próximo aos Jardins e a outros grandes bairros de São Paulo. Ao mesmo tempo, porém, mantém a tranquilidade característica de áreas residenciais.