< Voltar

Tendências arquitetônicas em alta no mercado

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre

Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período da pandemia, bem como do mundo pós-pandemia.

A relação com o ambiente doméstico, nesse sentido, ganhou outros novos significados. Aqui, com as pessoas ficando mais em casa e com um contato mais íntimo e profundo com os diferentes ambientes, o vínculo estabelecido entre o indivíduo, o imóvel e tudo aquilo que o compõe passou a ser visto por um outro ângulo.

Há, portanto, uma tendência quase que inerente ao que vivemos no momento de pandemia, como a busca por espaços confortáveis, aconchegantes e multifuncionais que primam pelo bem-estar, e a utilização de elementos que remetem à natureza. Isso porque, devido ao tempo de isolamento, as pessoas passaram a sentir profundamente a falta do contato humano e do contato com o verde. É aí que formas orgânicas, cores naturais e abundância de iluminação natural se mostram destaques na criação de ambientes, pois propiciam mais essa conexão entre o interno e o externo.

5 tendências em alta

A Esquema Imóveis elencou cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre de 2023.

Sustentabilidade

Além da conexão com a natureza e a utilização de elementos que remetam a tal, a responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais prioridade nos projetos. Quanto a isso, para além das diferentes possibilidades de uso de materiais naturais e de reaproveitamento, existem as construções inteligentes, que aliam sustentabilidade, praticidade, tecnologia e economia, o bom aproveitamento da luz natural para os espaços, a captação de água da chuva e a utilização de produtos duráveis. Tudo isso com uma forte presença da estética minimalista, da sofisticação e da leveza, trazendo, por conseguinte, maior fluidez dos espaços.

Design biofílico e elementos naturais

Uma das principais tendências nos últimos anos e cada vez mais presente nos projetos de interiores, o design biofílico traz a beleza das plantas com foco em promover o bem-estar físico e mental dos moradores. Da mesma forma, os elementos naturais agregam valor às composições com suas fortes conexões com a natureza e sensações diversas. Revestimentos como o Patagônia, o Moledo Corupá e Andina fazem alusão a pedras naturais e são utilizadas tanto nos espaços externos como nos internos, dando toques rústicos e sofisticados aos ambientes.

Cores naturais

As tendências de ambientes aconchegantes e com uma atmosfera que remeta à natureza passam por diferentes elementos. Cores com tons terrosos, verdes e azuis, por exemplo, conferem ao espaço características mais naturais, assim como os tons mais claros reforçam seu caráter tranquilo e aconchegante.

Iluminação natural

A busca pela luz abundante e natural valoriza os diferentes espaços do imóvel, além de criar mais aconchego nos ambientes. Neste ano, o cenário esperado é de que se busque ainda mais o melhor aproveitamento da iluminação natural para a composição de espaços mais relaxantes, buscando a luz artificial apenas com o intuito de aliar características mais modernas ao aconchego.

Ambientes multifuncionais

A integração dos espaços confere maior sensação de amplitude e interação, além do conforto promovido pela fluidez nos ambientes. Essa otimização garante, ainda, espaço para móveis multifuncionais.

Quer saber mais sobre tendências? Confira o nosso artigo sobre cores e design!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Os corretores Jeferson Batah e Bárbara Lopes falam sobre a procura por casas de condomínio na região do Jardim Guedala e Cidade Jardim   No mercado imobiliário pós-pandemia, a busca por casas de condomínio tem se intensificado, já que muitas pessoas estão optando por trocar os condomínios de apartamentos por…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…