Conheça um pouco mais sobre essa rua versátil e charmosa, que se tornou símbolo de sofisticação em São Paulo
Quando se pensa em lojas de grife em São Paulo, a primeira localização que vem à mente é a Rua Oscar Freire. Com pouco mais de 2,5 km de extensão, na região dos Jardins, a rua se tornou conhecida como um dos pontos de comércio mais valorizados da capital paulista.
Ali estão localizadas lojas de algumas das marcas mais famosas do país, principalmente nos segmentos de moda e acessórios, como Osklen, Aramis, Shoulder, Le Lis, John John, Tommy Hilfiger, Schutz, H. Stern, Calvin Klein, Animale e Spezzato, entre outras.
Para atrair o exigente público do segmento de alto padrão, as lojas da Rua Oscar Freire investem em espaços-conceito, que se diferenciam de outros locais de compra na cidade, muitas vezes trazendo coleções inéditas.
A rua foi planejada para se tornar uma espécie de boulevard paulistano, um local agradável para se andar a pé e fazer compras. Em 2006, passou por uma ampla reforma, parte do Programa de Intervenção em Ruas Comerciais, com projeto do escritório Vigliecca & Associados.
O projeto incluiu o nivelamento das calçadas e a padronização do mobiliário urbano, com bancos instalados em pontos estratégicos, para garantir o conforto das pessoas que passeiam por ali.
Além disso, na altura das ruas Padre João Manoel e Melo Alves, o cabeamento da rede elétrica foi transformado em um sistema subterrâneo, o que tornou a Oscar Freire ainda mais atrativa para caminhadas.
A rua também tem seu próprio metrô: a estação Oscar Freire, da Linha 4 (Amarela), inaugurada em 2018. Pela proximidade à Avenida Paulista, são diversas as opções de transporte, incluindo ciclovia, o que permite ampla mobilidade aos moradores da região.
Localização cobiçada
A Rua Oscar Freire está localizada em um dos quadriláteros mais valorizados do mercado imobiliário paulistano. Além dos condomínios de alto padrão já existentes, diversos novos empreendimentos estão sendo lançados na região.
Essa procura tem seus motivos. Para quem busca morar em um lugar agradável, mas ao mesmo tempo dinâmico e próximo a tudo o que há de melhor em comércio, serviços, gastronomia e entretenimento, esse é o endereço perfeito.
Além das inúmeras lojas de grife que se encontram na Oscar Freire, as ruas transversais oferecem diversas opções de comércio, incluindo boutiques internacionais.
Centros de estética, hospitais e escolas também estão a poucos metros de distância. Mas um dos maiores destaques da região são os restaurantes, bares, cafés e docerias. Entre os mais badalados estão o Luce, Tanit, Emiliano, Almanara, Santo Grão, Gero, NIT Bar e Ici Brasserie.
A rua também tem sua própria “pracinha”, uma espécie de pocket park. O espaço de lazer foi instalado em uma rampa de acesso a um estacionamento particular, destinando-se a eventos e workshops ao ar livre, coworking e food trucks.
Um pouco de história
O nome dessa rua que se tornou uma das mais famosas da cidade é uma homenagem ao médico baiano Oscar Freire de Carvalho, um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo.
Além de atuar como médico legista, Freire foi responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal na Universidade da Bahia. Posteriormente, foi convidado para trabalhar como professor catedrático na Faculdade de Medicina da USP.
Foi a partir dos anos 1980 que a Rua Oscar Freire ganhou os contornos do que é hoje, tornando-se o principal endereço para quem busca lojas de luxo nos Jardins. Até então, essas marcas se concentravam na Rua Augusta.
As intervenções realizadas nos anos 2000, incentivadas pela Associação dos Lojistas dos Jardins, consolidaram o status da rua, que passou a ser comparada à Quinta Avenida, em Nova York, e à Champs-Élysées, em Paris.
Apesar dos impactos causados pela pandemia, a Oscar Freire ainda abriga importantes lojas nacionais e internacionais, reinventando-se e ficando cada vez mais eclética, mas sem perder a sofisticação e o glamour.