Entenda como a tecnologia de drones está revolucionando a forma de anunciar imóveis para venda ou locação
Bill Gates, um dos maiores nomes da tecnologia mundial, afirmou que “os drones serão mais impactantes do que as pessoas imaginam, pelo modo positivo como podem ajudar a sociedade”.
Esse potencial já está sendo explorado nas mais diversas áreas, desde a indústria cinematográfica até o monitoramento de regiões para segurança. Sempre na vanguarda, o mercado imobiliário não poderia ficar para trás nessa evolução.
Os avanços na tecnologia de drones abrem inúmeras possibilidades no que diz respeito à venda e locação de imóveis, já que permitem a visualização de produtos de forma extremamente detalhada.
A possibilidade de gravar imagens aéreas (tanto fotos quanto vídeos) e explorar ângulos inusitados, com maior precisão e menor custo do que helicópteros e aviões, ampliou-se de maneira surpreendente com o uso desses dispositivos.
A localização é um dos itens mais importantes, no momento da decisão de compra. Nesse sentido, as tomadas feitas com drones ajudam os potenciais compradores a analisarem as propriedades mais a fundo, oferecendo uma visão geral do imóvel e de sua vizinhança.
Por meio das gravações realizadas com essa tecnologia, os clientes podem observar se a região é arborizada, se existem outros imóveis bloqueando a vista, se há parques ou escolas nas redondezas, entre outros aspectos relevantes para a compra ou locação de uma propriedade.
Diferenciação e exclusividade
Para o proprietário de um imóvel, em um mercado tão competitivo, diferenciar seu produto dos outros é fundamental. No segmento de alto padrão, em que o uso de imagens de altíssima resolução é indispensável, essa diferenciação se torna ainda mais necessária.
Imagens feitas com drone fazem com que um imóvel se destaque nas buscas, de forma atraente e dinâmica, aumentando o interesse de compradores e possibilitando a visualização de detalhes. Além disso, a tecnologia permite que o cliente economize tempo e dinheiro; por exemplo, quando está impossibilitado de ir fisicamente até o local.
Contudo, é importante que as gravações por drone sejam realizadas por equipes profissionais, já que alguns aspectos relativos à segurança e privacidade devem ser observados (certas regiões requerem permissão para o voo de drones ou têm limitações de altura). Também é preciso levar em consideração as condições climáticas e a distância máxima alcançada pelo equipamento.
Evolução dos drones
Desde seus primeiros protótipos, na metade do século XIX, veículos aéreos autônomos (não tripulados) têm sido utilizados para gravações de fotos e vídeos – principalmente com aplicações militares.
O primeiro drone de que se tem registro voou em 1849, controlado pela marinha austríaca. Desde então, muitos avanços levaram à popularização dessa tecnologia, tornando cada vez mais impressionantes a qualidade e a resolução das imagens.
Apenas no ano passado, mais de 900.000 drones (ou UAVs, sigla para Unmanned Aerial Vehicles) foram registrados nos Estados Unidos. Em pesquisa com profissionais do mercado imobiliário norte-americano, realizada pela National Association of Realtors, 37% dos entrevistados afirmaram que essa foi a tecnologia mais impactante já utilizada em seu trabalho.