O tênis vem sendo cada vez mais praticado no Brasil e muitos condomínios estão se adaptando ao hype, com áreas específicas para esse esporte
Quadras de tênis em casas ou em condomínios de luxo estão se tornando uma verdadeira atração para quem gosta e pratica esse esporte, ou mesmo para aqueles que têm vontade de começar a praticar. Embora nos Estados Unidos a moda seja construir quadras em rooftops, aqui no Brasil a tendência é instalar esse tipo de estrutura junto à área de lazer, ao lado de quadras poliesportivas ou mesmo em substituição a elas.
O tênis, como é jogado nos dias de hoje, originou-se no século 19. Contudo, o jogo surgiu, de fato, por volta do século 17, na França – onde era jogado com as mãos, não com raquetes. A palavra tênis, aliás, vem de tenez, que em francês quer dizer “segure” ou “receba”. Já a competição mais antiga desse esporte no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizada pela primeira vez em 1877, na cidade de Londres.
Embora não seja tão popular no Brasil quanto o futebol (nosso mais famoso tenista ainda é Gustavo Kuerten, o Guga, campeão do mundo em 2000), o tênis é um esporte muito apreciado no país e no mundo. Além disso, este ano, com o filme King Richard – Criando Campeãs (indicado a 6 Oscars), o tênis mais uma vez está ganhando destaque no imaginário das pessoas. O longa conta a trajetória das extraordinárias irmãs Venus e Serena Williams, que, motivadas pelo pai, acabaram se tornando grandes recordistas mundiais.
Vantagens de uma quadra de tênis
A implantação de uma quadra de tênis em sua casa ou condomínio tem o objetivo de proporcionar experiências – relacionadas ao lazer, bem-estar e vida saudável. Esse tipo de quadra também agrega exclusividade e valor ao imóvel, já que é uma estrutura geralmente reservada a clubes ou resorts, que nem todos os condomínios possuem.
Muito mais do que uma academia de ginástica ou uma quadra de futebol, uma quadra de tênis dentro de um condomínio impressiona e traz um diferencial para as amenidades. Não à toa, muitos condomínios de luxo no campo já vêm apostando em esportes como tênis e golfe. Poder contar com um espaço adequado para jogar, em sua própria casa ou prédio, facilita bastante a vida de quem tem uma rotina corrida e não pode perder muito tempo no trânsito.
No entanto, a qualidade da construção e o tamanho correto da quadra devem ser levados em consideração: uma quadra simples de tênis precisa ter 23,77 metros de comprimento, por 8,23 metros de largura (com margem de segurança totalizando 36 metros de comprimento, por 18 metros de altura). Já entre os tipos de piso, podem ser usados os de quadra dura ou rápida (asfáltico, concreto ou borracha), grama ou saibro. Redes de proteção também devem ser instaladas ao redor da quadra, para que as bolas não sejam perdidas, em lances mais fortes.
Preferencialmente, a quadra deve ser instalada em local aberto, com uma vista agradável, que atraia as pessoas e faça com que elas se sintam bem, jogando ali. A ideia é que essa amenidade se torne mais um atrativo da casa ou do prédio, um local onde as pessoas tenham vontade de ficar. Personal trainers também podem ser contratados para dar aulas de tênis no condomínio, o que certamente ajudará a popularizar ainda mais o esporte entre os moradores.