< Voltar

Rosh Hashaná, o ano novo judaico

O período é de reflexão e renovação, avaliando o que aconteceu e iniciando com esperança um novo ciclo de vida

 

Iniciam-se hoje as comemorações do Rosh Hashaná, o ano novo judaico. Ao contrário das festividades do final de ano ocidental, os judeus celebram esta data de maneira introspectiva. Trata-se de um período de oração, meditação e reflexão, em que as pessoas buscam fazer um balanço do que aconteceu e renovar suas esperanças para um novo ciclo.

Para os judeus, o Rosh Hashaná representa o “aniversário do universo”, o “nascimento do mundo”, ou seja, o dia em que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher – Adão e Eva. Ele também é conhecido como Cabeça do Ano ou Dia do Julgamento, pois acredita-se que nesta data Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. A festa começa ao pôr do sol, na véspera de primeiro de Tishrei (este ano, no dia 18 de setembro) e termina após o anoitecer em dois de Tishrei. Em 2020, a comunidade judaica comemora a chegada do ano de 5781.

A Torá, livro sagrado da cultura judaica, refere-se à data como Yom ha-Zikkaron (o dia da lembrança) ou Yom Teruah. Embora as celebrações do ano novo aconteçam durante dois dias, os judeus devem observar um período de dez dias de oração e introspecção (Yamim Noraim), que termina no primeiro dia de Yom Kipur, o Dia do Perdão.

Entre as tradições do Rosh Hashaná, nas duas manhãs de festa, está o toque do shofar (uma trombeta feita de chifre de carneiro), que desperta as pessoas para o arrependimento. Além disso, as famílias se reúnem para compartilhar refeições especiais, normalmente acompanhadas de maçã e mel. A mesa que é preparada para as festividades traz diversas simbologias, que incluem velas para iluminar o novo ano, um cálice de prata, romãs, tâmaras, cordeiro, peixe e pães redondos – que simbolizam o ciclo da vida. Os judeus não podem fazer trabalhos criativos neste período e costumam ir às sinagogas para renovar sua aliança e comprometimento com Deus. A saudação “Shana Tová” (em hebraico: שנה טובה), tradicionalmente usada nesta data, significa “bom ano”.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O período entre 8 e 17 de março marcou a 12ª edição do South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação do mundo, que acontece todos os anos na cidade norte-americana de Austin, no Texas. Além de apresentar as novidades para este ano, o SXSW abordou os temas de…

Novamente, a Esquema Imóveis vai patrocinar o Jantar Leilão Beneficente do Projeto Amplitude. O evento está na 5ª edição e consiste em ajudar a ONG Projeto Amplitude que cuida de crianças carentes com autismo. O Projeto Amplite tem como objetivo dar assistência gratuita a crianças carentes com Transtorno de Desenvolvimento…

Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo, compartilha as novidades deste ano, que tem como tema a Casa Original   Maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas, a CASACOR 2021 está programada para acontecer entre os meses de setembro…

Aconteceu em Las Vegas a última edição do evento e a Esquema Imóveis esteve presente para acompanhar as novidades e discussões sobre o mercado   A cidade norte-americana de Las Vegas não é conhecida apenas por seus cassinos e diversas opções de entretenimento. O local também é palco de eventos…

O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura…

De 9 de abril até 14 de abril de 2019, acontece na Fiera Milano City um dos eventos mais esperados do ano: o Salone del Mobile Milano. A feira está em sua 58ª edição e apresenta as tendências, tecnologias e inovações do design mobiliário. Os eventos são classificados e organizados…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…