< Voltar

CASACOR 2021: o morar contemporâneo

Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo, compartilha as novidades deste ano, que tem como tema a Casa Original

 

Maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas, a CASACOR 2021 está programada para acontecer entre os meses de setembro e novembro, em São Paulo. Este ano, o evento está de “casa nova”, no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, um espaço preparado para seguir todos os protocolos sanitários. Serão mais de 9 mil metros quadrados de área construída, com cerca de 60 ambientes, além de casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e também novos talentos.

A temática a ser explorada nesta edição é a Casa Original. “A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia que nos trancou em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia, continua atual. Naquele momento, o mal-estar provocado pelo excesso, pela exaustão digital e pela ansiedade, pedia uma pausa”, explica Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo.

Segundo Livia, o tema é um convite à reflexão, pautado pelo desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. “Os arquitetos, designers e paisagistas do elenco CASACOR serão convidados a pensar sobre esse novo universo do morar: o lugar de afetos e memórias que celebra nossa identidade. A pandemia antecipou esse movimento de volta para casa, para os afazeres cotidianos, para nossa autossuficiência doméstica, mas também nos plugou definitivamente no universo digital”, afirma.

 

A pandemia provocou um movimento de volta para casa, para os afazeres cotidianos

 

As novidades são muitas, inclusive no que diz respeito ao universo digital. Sobre o espaço físico, a CASACOR 2021 será um pouco mais compacta do que as mostras apresentadas nos últimos anos, com fluxo de visitação programada e uma grande estrutura de receptivo, totalmente adequada aos novos tempos. “A mostra vai ocupar todo o rooftop do Parque Mirante, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício”, conta Livia.

Além disso, a escolha do novo local de exposição é um dos grandes destaques. “Fizemos o que a maioria das pessoas gostaria de ter feito durante a pandemia: trocar de casa. Nos despedimos de um endereço fixo e voltaremos a ser um evento itinerante, percorrendo e explorando novos espaços da cidade”, salienta a presidente do Conselho Curador. “Neste ano tão desafiador, levaremos a edição paulistana para uma região emblemática: a Zona Oeste, pioneira na industrialização do Estado. Entre as chaminés remanescentes da transformação de São Paulo, o SESC Pompeia (obra magna de Lina Bo Bardi) e as novas fronteiras do mercado imobiliário, vamos inaugurar um moderníssimo espaço multiuso de eventos.”

 

O Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, irá sediar a CASACOR deste ano em São Paulo

 

A escolha do novo cenário leva em conta, além da estrutura e da segurança, o acesso facilitado pelas diversas vias que atendem a região, com inúmeras opções em serviços de transporte. Outro ponto essencial, conforme apontam os organizadores do evento, está no fato de que esse tecido urbano tem atraído novos negócios e projetos residenciais, tendo se tornado um dos mais relevantes da cidade.

A lista de profissionais convidados para a CASACOR 2021 já conta com Débora Aguiar, responsável pelo ambiente da Todeschini; Leo Shehtman; Leo Romano, que prepara o espaço Deca, patrocinadora Master do evento; Fernando Brandão, profissional escolhido pela Coral, tinta oficial da CASACOR; Guto Requena, que cria projeto para a LG, parceira oficial de tecnologia; Nildo José; Trés Arquitetura, que fará ambiente da Cerâmica Portinari; Melina Romano, criadora do espaço da Duratex-Durafloor; SP Estúdio, Fábio Galeazzo e Paulo Azevedo. “Temos ainda Brunette Fracarolli, uma das mais reconhecidas profissionais do segmento, com seu inconfundível estilo feminino”, cita Livia. “O elenco traz ainda a Weiss Arquitetura, Erica Salguero Arquitetura, Ana Weege Arquitetura e Design de Interiores, Ticiane Lima da TL Arquitetura, Patrícia Hagobian e Gabriel de Lucca da GDL Arquitetura.”

Direto de Franca, no interior de São Paulo, a mostra recebe projeto de Marcelo Lopes Diniz e Mateus Leopoldo Finzetto, da Marcelo Diniz Design e Arquitetos Associados. De São José dos Campos, Gustavo Martins Arquitetura e Interiores também estrela o elenco. Entre os paisagistas convidados estão Catê Poli e João Jadão, Fabiana Ferré Design de Interiores e Paisagismo, Monica Costa, Kalil Ferré Paisagismo e Zanardo Paisagismo.

 

A CASACOR traz profissionais consagrados e também ajuda a revelar novos talentos

 

Já entre os estreantes, maioria nesta edição – reforçando o DNA de CASACOR em revelar ao mercado novos talentos – o evento irá contar com Arthur Guimarães Arquitetos, Elaine Vilela de Souza, Flávia Cardim, Beatriz Quinelato Arquitetura, Gabriela Mendes Arquitetura, Caio Bandeira e Tiago Martins da Architects+Co, Andrezza Alencar Interiores, Kika Tiengo Arquitetura, Jonathas Matarelli Miranda do Coletivo Aizó, Renata Florenzano Interiores, Alexandre Squassoni da Squassoni Arquitetura e Interiores, Studio Matheus Lima, Gregory Copello Arquitetura, Jessica Martins da Buriti Arquitetura e Larissa Lima.

Para a presidente do Conselho Curador, um dos maiores desafios de realizar a mostra nos próximos meses é o fato de que ainda estamos vivenciando a pandemia, apesar das notícias positivas sobre a contenção do vírus e uma certa flexibilização no segmento de eventos. “Nosso maior desafio será garantir uma visitação o mais segura possível. Além de atender às normas sanitárias, elaboramos uma grade de agendamento das visitas, para monitorar o número de pessoas presentes em cada horário. São mudanças necessárias aos novos tempos”, ressalta.

Rígidas medidas de segurança devem garantir a integridade física dos participantes em todas as etapas de montagem, exibição e desmontagem. “Vamos adotar o fluxo de visitação programada. No ato da compra do ingresso, o visitante poderá escolher o horário da visita e sua entrada na mostra ficará garantida e agendada. Vale atentar também que, para acessar a CASACOR São Paulo 2021, será obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso, exceto em operações de bares e restaurantes, seguindo as regras sanitárias vigentes na cidade. Haverá medição de temperatura na entrada do evento e o circuito de visitação oferecerá diversos pontos de higienização com álcool em gel”, completa Livia.

 

Serviço

Datas: 21 de setembro a 15 de novembro

Endereço: Parque Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72, Água Branca

Ingressos: casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Aconteceu em Las Vegas a última edição do evento e a Esquema Imóveis esteve presente para acompanhar as novidades e discussões sobre o mercado   A cidade norte-americana de Las Vegas não é conhecida apenas por seus cassinos e diversas opções de entretenimento. O local também é palco de eventos…

O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura…

De 9 de abril até 14 de abril de 2019, acontece na Fiera Milano City um dos eventos mais esperados do ano: o Salone del Mobile Milano. A feira está em sua 58ª edição e apresenta as tendências, tecnologias e inovações do design mobiliário. Os eventos são classificados e organizados…

O período é de reflexão e renovação, avaliando o que aconteceu e iniciando com esperança um novo ciclo de vida   Iniciam-se hoje as comemorações do Rosh Hashaná, o ano novo judaico. Ao contrário das festividades do final de ano ocidental, os judeus celebram esta data de maneira introspectiva. Trata-se…

Novamente, a Esquema Imóveis vai patrocinar o Jantar Leilão Beneficente do Projeto Amplitude. O evento está na 5ª edição e consiste em ajudar a ONG Projeto Amplitude que cuida de crianças carentes com autismo. O Projeto Amplite tem como objetivo dar assistência gratuita a crianças carentes com Transtorno de Desenvolvimento…

A Esquema Imóveis completa meio século de muito sucesso, porque mais do que uma imobiliária, é uma empresa formada por pessoas   Este mês, a Esquema completa 50 anos de história, mas permanece com mais vigor, criatividade e espírito inovador do que nunca. Para comemorar nosso aniversário, programamos uma série…

O período entre 8 e 17 de março marcou a 12ª edição do South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação do mundo, que acontece todos os anos na cidade norte-americana de Austin, no Texas. Além de apresentar as novidades para este ano, o SXSW abordou os temas de…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…