< Voltar

Retrofit: como impacta o mercado de luxo

O centro de São Paulo é uma linha tênue entre o encanto e a perplexidade. Encanto pelas belezas arquitetônicas dos prédios históricos e toda a identidade cultural que carrega através das construções. Perplexidade pela falta de preservação e degradação desses patrimônios que são a marca da capital. Com essa problemática assombrando cada vez mais a cidade, uma nova solução ganhou destaque nos últimos anos com o objetivo de fazer uma atualização tecnológica nesses edifícios já existentes: o retrofit.

É uma técnica de modernização em edificações já existentes, onde os imóveis se adaptam às normas atuais, sem perder o valor histórico e arquitetônico. Um dos exemplos mais icônicos de retrofit é a Pinacoteca de São Paulo, revitalizada pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Além da revitalização de estruturas históricas, essa tendência vem abocanhando cada vez mais o mercado imobiliário, especialmente o segmento de luxo.

Esta combinação pode parecer inusitada à primeira vista, mas traz uma série de benefícios que agregam valor aos imóveis e atendem às demandas de um público cada vez mais exigente.

Preservação da história e da identidade

O conceito permite que as edificações de luxo possuam um valor arquitetônico inigualável pela herança histórica e cultural. A preservação dessas características originais faz com que cada edifício tenha uma identidade única, mantendo o estilo arquitetônico e técnicas construtivas da época. 

Ao preservar esses elementos, o retrofit contribui para a manutenção da identidade cultural de São Paulo.

Aumenta o valor de mercado

O retrofit é uma excelente estratégia para aumentar o valor de mercado de um imóvel, tornando-o mais atrativo para compradores e garantindo um retorno sobre o investimento. 

Há diversos fatores para a revitalização. Além do aumento da desejabilidade por conta da modernização e funcionalidade que a reforma traz, resultando em uma melhor qualidade de vida, o retrofit permite a atualização do imóvel com suas características antigas, porém incluindo estilos de design mais recentes, tornando-o mais atraente para o público.

Ademais, resulta em um efeito cascata. A reforma do imóvel valoriza não apenas a propriedade em si, mas também de imóveis vizinhos, contribuindo para a valorização de todo o bairro.

 

Sustentável e eficiente

Diferente da construção de novos imóveis, o retrofit surge como uma alternativa sustentável ao reutilizar a estrutura existente, reduzindo significativamente o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de gases do efeito estufa. 

Além disso, a incorporação de tecnologias modernas, como sistemas de isolamento térmico, iluminação LED e painéis solares, otimiza o consumo de energia e água, tornando os edifícios mais eficientes e menos dependentes de recursos não renováveis. 

 

Senso de personalização e exclusividade

No mercado de luxo, o retrofit oferece uma oportunidade única de criar espaços personalizados e exclusivos, alinhados com os desejos e necessidades individuais de cada cliente. Ao transformar edificações históricas ou prédios já existentes, permite a criação de ambientes com características únicas, que refletem a identidade e o estilo de vida de seus proprietários. 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Para aproveitar o que há de melhor no verão, saiba como manter sua piscina sempre bonita e bem cuidada   Com as altas temperaturas, nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer no frescor de uma piscina. Na época mais quente do ano, a área externa de casas e…

Conheça um conceito arquitetônico que prioriza os sentidos e vai além dos aspectos estéticos, para estimular também a audição, o tato e o olfato   A prática arquitetônica tem como sentido fundamental a visão. Afinal, um projeto precisa, primeiramente, agradar aos olhos. No entanto, tem se tornado mais difundida uma…

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa   Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo…

Um grande estudioso da flora brasileira, o paisagista se destaca pelo uso de plantas tropicais em seus projetos   Para o paulista Gil Fialho, que conta com uma carreira de mais de 30 anos, o paisagismo não somente resgata a identidade do local onde está inserido, integrando a arquitetura com…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Em projetos contemporâneos, o design de interiores tem apostado no uso de texturas orgânicas, com materiais naturais e formas curvas   Os materiais orgânicos sempre foram os “queridinhos” de designers e arquitetos, mas essa tendência tem ganhado cada vez mais adeptos. Em projetos contemporâneos de arquitetura e decoração, a capacidade…