< Voltar

Quotidiano – Dia 45

Mais uma semana começa, diário. E como estamos nos sentindo?

Não tem resposta certa para essa pergunta. Só o que podemos fazer é observar nossos sentimentos, aceitando quando não dá pra evitar os pensamentos negativos e abraçando os positivos (sempre!), para que possamos nos manter conectados a eles.

Há poucos dias, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma matéria falando sobre 10 boas notícias que aconteceram recentemente. Entre elas, estão projetos artísticos como o Convivência, Ação para Tempos de Isolamento, em que a artista Ana Teixeira faz projeções de conteúdos da janela de sua casa, e também o projeto Adote o Artista, em que as pessoas oferecem contribuições para músicos independentes e podem presentear pessoas queridas com serenatas virtuais desses artistas.

Outra boa notícia é que o Hospital do Coração (HCor) e a Beneficência Portuguesa irão dar apoio ao Hospital das Clínicas na ampliação do número de vagas de UTI para pacientes com Covid-19, colocando à disposição do HC seus profissionais de enfermagem. Vale também ressaltar a ação de uma empresa de paisagismo, que está doando arranjos de plantas para um hospital de campanha montado do Pacaembu. Restaurantes que distribuem marmitas para pessoas necessitadas também são iniciativas extremamente válidas.

Ou seja, em meio à pandemia, é possível olhar além do medo, da ansiedade e da tristeza. Hoje, para iniciar mais esta semana, vamos tentar ver os inúmeros atos de gentileza e de generosidade que esta crise tem gerado, até mesmo nos lugares mais inusitados. Podemos tentar também fazer nossa parte para tornar o mundo um lugar um pouquinho melhor. Pequenos gestos fazem uma enorme diferença!

Hoje também foi dia de live no nosso Instagram, diário! É sempre uma alegria ver nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima conversando com tanta gente interessante e compartilhando conhecimentos nas mais diversas áreas. O bate-papo desta segunda-feira, que Túlio chamou de “a live das lives” foi com Alison Paese, fundador e apresentador do canal @forasdeserie, falando justamente sobre o que temos aprendido com tantas lives nas redes sociais, durante este período de isolamento. Não deixe de assistir!

 

 

Dica do dia

O próximo domingo é Dia das Mães. Muita gente está longe de sua mãe. Outros estão mais perto, mas não poderão vê-la, por conta da quarentena. Nossa dica, já que as lojas e shoppings permanecem fechados, é pensar em um presente literário. Afinal, ainda dá tempo de pedir um livro pela internet (só não esqueça de programar o envio direto para o endereço da sua mãe), ou mesmo comprar um ebook (para as mais moderninhas, que gostam de ler no Kindle).

Por isso, deixamos aqui algumas dicas de livros bacanas, que podem agradar tanto às mães como também aos filhos:

A Fonte da Autoestima (Toni Morrison) – A coletânea de ensaios da autora que recebeu o Nobel de Literatura traz reflexões sobre arte, cultura e sociedade.

Pequenas Grandes Mentiras (Liane Moriarty) – O envolvente suspense, que deu origem a uma série no canal HBO, desvenda um misterioso incidente envolvendo um grupo de mulheres em uma afluente cidade costeira na Austrália.

Mulherzinhas (Louisa May Alcott) – O romance ganhou uma nova versão para o cinema no ano passado (Adoráveis Mulheres, dirigido por Greta Gerwig). Conta a história de quatro irmãs nos tempos da Guerra Civil americana.

O Livro Para Quem Não Tem Medo de Aventura: Viagens e Experiências ao Redor do Mundo que Podem Transformar Sua Vida (Scott McNeely) – O título já diz quase tudo, mas trata-se de uma espécie de guia para diferentes perfis de aventureiros.

O Espírito das Roupas: A Moda no Século Dezenove (Gilda de Mello e Souza) – A autora, filósofa e crítica literária apresenta as dinâmicas sociais e as influências das artes no universo da moda.

 

Dica Coronavírus

Nossa dica para hoje (e para toda esta semana) é respeite seu corpo. Sabemos que situações como a que estamos vivendo podem gerar não apenas angústias e ansiedades, afetando a saúde mental, como potencializar hábitos nocivos à nossa saúde física.

Diversas pessoas iniciaram a quarentena imaginando que entrariam em uma espécie de detox, aproveitando o período em casa para se alimentar melhor, entrar em forma e criar uma rotina de exercícios. Não foi surpresa quando muitos perceberam que isso não seria tão fácil quanto o esperado.

O meme que brinca com as diversas fases da Mona Lisa durante a quarentena é divertido e traz um pouco de humor a uma condição que pode acabar se tornando bastante grave: o colapso físico e mental durante o isolamento. Comer demais (ou comer besteiras), dormir demais ou de menos, não sair das redes sociais, ficar viciado em videogames ou exagerar nas compras pela internet… Esses são hábitos que envolvem prazer momentâneo e que podem acabar se tornando tóxicos quando praticados de maneira excessiva, além de terem consequências (negativas) permanentes.

“Em momentos de crise acho que cabe a reflexão sobre a motivação para o uso de tal prazer, no caso da comida: Você tem fome de quê? O intuito deve ser de autoconhecimento e não de punição”, explicou a psicóloga Marina Pavani, em artigo para o site Não Me Kahlo. “Mais do que uma oportunidade de produtividade, temos que pensar no isolamento como uma experiência desafiadora de aprender a estar confortável em nossa própria presença.”

Sabemos que a tensão e a ansiedade podem dar origem a comportamentos obsessivos, como a necessidade de ser constantemente produtivo, o que gera esgotamento físico e emocional. Sabemos que a vontade é de compensar os sentimentos ruins com esses pequenos prazeres. Não se prive, mas também não exagere. Busque ajuda de pessoas queridas, se precisar. O EQUILÍBRIO é sempre a melhor resposta.

 

Recém-adicionados

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-venda-braganca-paulista-quinta-da-baroneza-6dormitorios-1364m2/EI17316

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-venda-braganca-paulista-quinta-da-baroneza-5dormitorios-5suites-5vagas-800m2/EI17364

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-morumbi-3dormitorios-1suite-6vagas-650m2/EI1652

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-locacao-braganca-paulista-quinta-da-baroneza-7dormitorios-7suites-10vagas-3000m2/EI13264

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-vila-nova-conceicao-4dormitorios-3suites-3vagas-245m2/EI16823

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

The way out is in. A saída é para dentro. A frase de Thich Nhat Hanh, citada pela autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, em nossa live de quinta-feira passada, é um bom ponto de partida para iniciarmos mais uma semana de quarentena. Afinal, diário, se…

Querido diário… Mais uma semana chega ao fim e fazemos um balanço do que ficou para trás, nos preparando para a próxima. A palavra que fica, para nós da Esquema, é GRATIDÃO. Mesmo reclusos em nossas casas, continuamos trabalhando duro e tendo novas ideias diariamente. Não nos deixamos cair na…

Olá, diário. Amanhã completamos 50 anos de “vida”. Com o aniversário de meio século da Esquema Imóveis, preparamos também uma série de ações comemorativas, pra compartilhar com nossos colaboradores, parceiros e equipe toda a alegria e emoção que sentimos neste momento tão especial da nossa história. Por isso, hoje o…

Olá, diário. E aqui vamos nós, para mais uma semana de quarentena… Começando não só com uma pequena reflexão sobre os dias que já se passaram, mas com planos conscientes para os próximos. A meta é conseguir manter a rotina (na medida do possível) e ser criativo para pensar em…

“Mudança é o estado natural dos negócios; então, esteja preparado.”   Essa foi a primeira frase do dia! Uma inspiração vinda da @Forbesbr, frase de Brian Roberts, CFO da Lyft. Para este momento, em que tudo deveria provocar medo e insegurança, ela nos traz uma sensação de muita positividade, pois…

Mais um dia de live no nosso Instagram, diário! Desta vez, o bate-papo super interessante foi com a caçadora de tendências, futurista, pesquisadora de comportamento, consultora e educadora Sabina Deweik. Tendo como tema o futurismo e as tendências do comportamento, a convidada “abriu nossa cabeça” sobre o que esperar da…

Querido diário, A dica do dia, hoje, vem da nossa redatora Katia Kreutz: “No final de semana passado, meus enteados estavam em casa. Para distraí-los, resolvemos fazer uma pequena horta, com pimenta, cebolinha, salsinha e coentro. Compramos as sementes e a terra no mercado, mas também dá pra comprar facilmente…

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Leo Megginson Vamos usar esta frase como inspiração para mais esta sexta-feira, diário. Até porque, hoje, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena em todo…