< Voltar

O sentido do Pessach judaico

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da escravidão no Egito. A palavra “pessach”, em hebraico, significa “passagem”.

Conforme a tradição da Torá (o livro sagrado do judaísmo), o Pessach foi celebrado pela primeira vez há mais de 3 mil anos, quando Deus enviou as dez pragas do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés instruiu cada família hebraica a sacrificar um cordeiro e molhar os umbrais das portas com esse sangue, para que não fossem mortos seus primogênitos.

Quando anoiteceu, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de ervas amargas e pão ázimo. O anjo de Deus matou apenas os primogênitos egípcios e, por isso, o medo da ira divina levou o Faraó a libertar o povo de Israel, que partiu em êxodo pelo deserto.

Para relembrar essa libertação, instituiu-se que todas as gerações do povo hebraico deveriam observar o sacrifício do Pessach. Durante oito dias, são eliminados os alimentos fermentados, podendo ser ingerido apenas o pão ázimo (matsá). Nas duas primeiras noites da celebração, as famílias se reúnem para o Seder, em que se conta a história do Êxodo.

Após a saída do Egito, a liberdade conquistada pelos judeus transformou a natureza essencial de todo o povo, com o ensinamento de eles que jamais se sujeitassem à servidão novamente. Essa redenção obtida, segundo os estudiosos, renova-se constantemente – por isso a necessidade de oferecer o sacrifício do Pessach.

A festa é, sobretudo, uma oportunidade de se redimir e de se libertar daquilo que não faz bem. Em tempos tão difíceis como os que vivemos, a esperança e o conforto oferecidos pela espiritualidade são formas de compreender que alguns sacrifícios são necessários – porém, toda boa ação eventualmente é recompensada.

 

Dica:

O Príncipe do Egito (1998)

Uma produção da Disney, o filme é baseado no livro do Êxodo e conta a história de Moisés, um judeu criado como príncipe do Egito, mas que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar o palácio para salvar seu povo da escravidão – o que culmina na travessia do Mar Vermelho, que se abre para que os hebreus passem e alcancem a libertação.

ARTIGOS
RELACIONADOS

A Esquema Imóveis acaba de lançar uma nova websérie e por isso investigamos o fenômeno dos programas que mostram transformações na vida real   Quem não gosta de ver séries em que grandes transformações acontecem, especialmente se forem na vida real? Desde que começou a se popularizar no Brasil e…

Entenda o que mudou na demanda por coberturas e confira as dicas da corretora Paula Biagi para quem busca morar nas alturas   Nos dias de hoje, quem não gostaria de morar em uma cobertura, com acesso a uma área externa agradável, com plantas e opções de lazer, além de…

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

Em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial, a jovem Anne Frank colocou no papel seus medos e esperanças. O que podemos aprender com isso?   O ano era 1942. Na Holanda ocupada pelos nazistas, a jovem judia Annelies Marie Frank (Anne Frank) começou a documentar seu dia a dia…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Cada vez mais valorizada, a vista para o verde transforma o bem-estar.   O contato com a natureza é essencial ao ser humano, não apenas como elemento de sobrevivência, mas como fonte de equilíbrio emocional, bem-estar e saúde. Diversos estudos apontam que a presença do verde em nosso entorno tem…

Bairros históricos e emblemáticos de São Paulo, como o Jardim América, vivem um movimento de renovação. Entre as casas e edifícios existentes há décadas, uma tendência vem ganhando força: os retrofits. Mais do que simples reformas, eles propõem atualizar imóveis antigos, preservando sua essência, para atender às novas demandas de…

Momentos impactantes da história, como a pandemia do coronavírus, podem fazer com que as pessoas mudem sua forma de agir, trabalhar, se divertir e ver o mundo   Muito se tem afirmado que, após a pandemia do Covid-19, o mundo irá mudar bastante. Mas será que esse tipo de acontecimento…