Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização
Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a região.
Afonso Sardinha, sertanista português com grande nome no período colonial, tomou posse de diversas terras da região sudeste, principalmente em São Paulo e em Santos. Dentre essas terras, estava a porção que hoje conhecemos como Cidade Jardim, a qual, no início, teve um lento desenvolvimento, passando a progredir de forma mais significativa após o seu loteamento em 1927.
Foi neste período que várias empresas buscavam lotear diferentes áreas da cidade para classe média e alta. Neste contexto, a empresa Cidade Jardim comprou um amplo terreno e passou a investir fortemente na região, levando-a a uma evolução considerável em um curto espaço de tempo.
Início do crescimento exponencial
Em 1941, com a busca do Hipódromo da Mooca por um novo endereço que atendesse às suas respectivas necessidades, a empresa então cedeu uma área de 600 mil metros quadrados para que o hipódromo fizesse parte do bairro Cidade Jardim. Foi este o marco para o exponencial crescimento da região com fortes características atreladas à cultura da prática do hipismo, esporte comum entre a elite paulistana.
Hoje, conhecemos o então Hipódromo da Mooca como o renomado Jockey Club de São Paulo.
Crescimento econômico e expansão urbana
No início do século XX, diante do crescimento econômico mundial e da expansão urbana, Ebenezer Howard, pré-urbanista inglês, em vista de seu conceito de que cidades eram espaços de socialização e de cooperação, e que era por meio da vivência harmônica com a natureza, ainda que na cidade, que se alcançaria a combinação dos aspectos campo/cidade e natureza/oportunidade.
A concepção de Howard foi utilizada para pautar toda a noção do bairro Cidade Jardim, que teve projeto implementado, posteriormente, pelo urbanista também inglês Barry Parker, em 1950.
Natureza e infraestrutura
A partir deste conceito, se pararmos para observar as características da região, desde suas ruas, parques, avenidas e toda a sua infraestrutura, até as espaçosas casas que transitam entre estilos clássicos e coloniais até os mais contemporâneos, percebemos o reflexo da preocupação com o desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida e ao contato com a natureza.
Com mais de 20 praças espalhadas pelos perímetros do bairro, destacam-se, também, os parques com suas ótimas infraestruturas, como o Parque Alfredo Volpi, inaugurado em 1970 com o objetivo de servir como área de preservação ambiental. Antigamente conhecido como Bosque do Morumbi, o parque conta com 140 mil metros quadrados de área, fauna com cerca de 86 espécies de animais, 70 aves e flora com espécies remanentes da Mata Atlântica.
Para além desta combinação harmônica com a natureza, o bairro é reconhecido pela segurança devido ao controle de acesso e monitoramento, além das ruas tranquilas e protegidas, e pela presença de muitas das mais renomadas escolas de São Paulo.
Para quem quer viver em equilíbrio entre natureza e urbanização, Cidade Jardim pode ser o seu lugar.
Conheça este imóvel incrível no bairro!