Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo, compartilha as novidades deste ano, que tem como tema a Casa Original
Maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas, a CASACOR 2021 está programada para acontecer entre os meses de setembro e novembro, em São Paulo. Este ano, o evento está de “casa nova”, no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, um espaço preparado para seguir todos os protocolos sanitários. Serão mais de 9 mil metros quadrados de área construída, com cerca de 60 ambientes, além de casas, estúdios e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e também novos talentos.
A temática a ser explorada nesta edição é a Casa Original. “A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia que nos trancou em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia, continua atual. Naquele momento, o mal-estar provocado pelo excesso, pela exaustão digital e pela ansiedade, pedia uma pausa”, explica Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo.
Segundo Livia, o tema é um convite à reflexão, pautado pelo desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. “Os arquitetos, designers e paisagistas do elenco CASACOR serão convidados a pensar sobre esse novo universo do morar: o lugar de afetos e memórias que celebra nossa identidade. A pandemia antecipou esse movimento de volta para casa, para os afazeres cotidianos, para nossa autossuficiência doméstica, mas também nos plugou definitivamente no universo digital”, afirma.
As novidades são muitas, inclusive no que diz respeito ao universo digital. Sobre o espaço físico, a CASACOR 2021 será um pouco mais compacta do que as mostras apresentadas nos últimos anos, com fluxo de visitação programada e uma grande estrutura de receptivo, totalmente adequada aos novos tempos. “A mostra vai ocupar todo o rooftop do Parque Mirante, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício”, conta Livia.
Além disso, a escolha do novo local de exposição é um dos grandes destaques. “Fizemos o que a maioria das pessoas gostaria de ter feito durante a pandemia: trocar de casa. Nos despedimos de um endereço fixo e voltaremos a ser um evento itinerante, percorrendo e explorando novos espaços da cidade”, salienta a presidente do Conselho Curador. “Neste ano tão desafiador, levaremos a edição paulistana para uma região emblemática: a Zona Oeste, pioneira na industrialização do Estado. Entre as chaminés remanescentes da transformação de São Paulo, o SESC Pompeia (obra magna de Lina Bo Bardi) e as novas fronteiras do mercado imobiliário, vamos inaugurar um moderníssimo espaço multiuso de eventos.”
A escolha do novo cenário leva em conta, além da estrutura e da segurança, o acesso facilitado pelas diversas vias que atendem a região, com inúmeras opções em serviços de transporte. Outro ponto essencial, conforme apontam os organizadores do evento, está no fato de que esse tecido urbano tem atraído novos negócios e projetos residenciais, tendo se tornado um dos mais relevantes da cidade.
A lista de profissionais convidados para a CASACOR 2021 já conta com Débora Aguiar, responsável pelo ambiente da Todeschini; Leo Shehtman; Leo Romano, que prepara o espaço Deca, patrocinadora Master do evento; Fernando Brandão, profissional escolhido pela Coral, tinta oficial da CASACOR; Guto Requena, que cria projeto para a LG, parceira oficial de tecnologia; Nildo José; Trés Arquitetura, que fará ambiente da Cerâmica Portinari; Melina Romano, criadora do espaço da Duratex-Durafloor; SP Estúdio, Fábio Galeazzo e Paulo Azevedo. “Temos ainda Brunette Fracarolli, uma das mais reconhecidas profissionais do segmento, com seu inconfundível estilo feminino”, cita Livia. “O elenco traz ainda a Weiss Arquitetura, Erica Salguero Arquitetura, Ana Weege Arquitetura e Design de Interiores, Ticiane Lima da TL Arquitetura, Patrícia Hagobian e Gabriel de Lucca da GDL Arquitetura.”
Direto de Franca, no interior de São Paulo, a mostra recebe projeto de Marcelo Lopes Diniz e Mateus Leopoldo Finzetto, da Marcelo Diniz Design e Arquitetos Associados. De São José dos Campos, Gustavo Martins Arquitetura e Interiores também estrela o elenco. Entre os paisagistas convidados estão Catê Poli e João Jadão, Fabiana Ferré Design de Interiores e Paisagismo, Monica Costa, Kalil Ferré Paisagismo e Zanardo Paisagismo.
Já entre os estreantes, maioria nesta edição – reforçando o DNA de CASACOR em revelar ao mercado novos talentos – o evento irá contar com Arthur Guimarães Arquitetos, Elaine Vilela de Souza, Flávia Cardim, Beatriz Quinelato Arquitetura, Gabriela Mendes Arquitetura, Caio Bandeira e Tiago Martins da Architects+Co, Andrezza Alencar Interiores, Kika Tiengo Arquitetura, Jonathas Matarelli Miranda do Coletivo Aizó, Renata Florenzano Interiores, Alexandre Squassoni da Squassoni Arquitetura e Interiores, Studio Matheus Lima, Gregory Copello Arquitetura, Jessica Martins da Buriti Arquitetura e Larissa Lima.
Para a presidente do Conselho Curador, um dos maiores desafios de realizar a mostra nos próximos meses é o fato de que ainda estamos vivenciando a pandemia, apesar das notícias positivas sobre a contenção do vírus e uma certa flexibilização no segmento de eventos. “Nosso maior desafio será garantir uma visitação o mais segura possível. Além de atender às normas sanitárias, elaboramos uma grade de agendamento das visitas, para monitorar o número de pessoas presentes em cada horário. São mudanças necessárias aos novos tempos”, ressalta.
Rígidas medidas de segurança devem garantir a integridade física dos participantes em todas as etapas de montagem, exibição e desmontagem. “Vamos adotar o fluxo de visitação programada. No ato da compra do ingresso, o visitante poderá escolher o horário da visita e sua entrada na mostra ficará garantida e agendada. Vale atentar também que, para acessar a CASACOR São Paulo 2021, será obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso, exceto em operações de bares e restaurantes, seguindo as regras sanitárias vigentes na cidade. Haverá medição de temperatura na entrada do evento e o circuito de visitação oferecerá diversos pontos de higienização com álcool em gel”, completa Livia.
Serviço
Datas: 21 de setembro a 15 de novembro
Endereço: Parque Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72, Água Branca
Ingressos: casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo