Região residencial próxima a toda a sua infraestrutura
O Alto da Boa Vista é um bairro cujo nome deriva de uma antiga parada de bondes, que teve seu funcionamento até 1968 na capital de São Paulo. Localizado no distrito de Santo Amaro, na zona centro-sul do município, a sua extensão é concebida, logo no início do século XXI, como uma área nobre, de alto padrão, principalmente pelo seu rápido e significativo desenvolvimento em meados do século XX.
Assim como sugere seu próprio nome, o Alto da Boa Vista é um bairro de grande altitude, um dos mais altos da capital, e se destaca pela sua elegância e mescla de clima totalmente residencial com serviços e comércios nos arredores. A região, por volta de 1829, teve uma habitação predominantemente alemã devido ao deslocamento de 94 famílias do país europeu até a então chamada freguesia de Santo Amaro.
Sem muita assistência do governo na época, foram os próprios alemães que cuidaram da infraestrutura do bairro, desde questões educacionais até a abertura de comércios, por exemplo. É por isso que, atualmente, nota-se a numerosa presença de escolas bilíngues no território, muitas com o alemão como língua prioritária. Anos depois, o Alto da Boa Vista tornou-se também o alvo de moradia de pessoas que vinham de outros países, como ingleses, húngaros e americanos.
Oásis da metrópole paulistana
Para muitos, a região é considerada um certo tipo de oásis da metrópole e um reduto de pessoas que vêm de diferentes países, mas que têm como prioridade viver em um canto paulistano repleto de tranquilidade e qualidade de vida, sem, no entanto, perder a localização estratégica que o bairro oferece, como a sua proximidade a grandes ruas e avenidas que viabilizam o fácil acesso a outros pontos da cidade.
Entre 1832 e 1935, Santo Amaro foi um município independente, sendo reintegrado à capital paulista a partir de então. O distrito abriga shoppings com um dos maiores fluxos de pessoas, além de instituições educacionais diversas, com uma média de 8 faculdades, 4 universidades, 50 escolas estaduais e 26 escolas municipais de ensino fundamental, por exemplo.
Situado nas extensões da Avenida Adolfo Pinheiro com a Rua Padre José de Anchieta até a Avenida Roque Petroni Jr. e a Avenida Washington Luís, o Alto da Boa Vista é vizinho de outros nobres bairros da cidade, como o Brooklin Velho, a Chácara Flora, a Chácara Monte Alegre, a Granja Julieta, a Vila Sofia e o Jardim Marajoara. Atualmente, destaca-se a significativa expansão imobiliária com lançamentos de alto padrão e grande valorização do metro quadrado da região.
Dicas de programas na região
Gastronomia, música e arte… Para todos os gostos, a região oferece uma variedade de restaurantes, como a excelente churrascaria Fogo de Chão ou até mesmo lugares vegetarianos, como o Moinho de Pedra.
Para os amantes de música, um destaque para as casas de shows para todas as idades, desde a Vibra São Paulo até o Tokio Marine Hall, por exemplo. No universo artístico, o Teatro MorumbiShopping e o Teatro Alfa contam com atrações diversas para a família, além dos belos parques Cordeiro e o Severo Gomes que proporcionam momentos de contato com a natureza ao ar livre.
Por que morar no Alto da Boa Vista?
A completa infraestrutura do bairro é o que mais chama a atenção de pessoas com diferentes perfis, além de sua constante valorização.
Transporte
A sua proximidade a importantes avenidas beneficia um mais rápido deslocamento para outras regiões, além do seu fácil acesso à rodovia Senador José Ermírio de Moraes, garantindo melhor saída para outras cidades. A Estação Alto da Boa Vista, por sua vez, é pertencente à linha lilás e está localizada na Avenida Santo Amaro, com uma duração de viagens de cerca de 33 minutos.
Escolas renomadas
Além das facilidades de transporte, destaca-se a qualidade educacional da região pela variedade de escolas renomadas, como a Escola Suíço-Brasileira e a Escola Waldorf Rudolf Steiner. Muitas também são bilíngues.
Lazer e natureza
O aumento de áreas verdes foi também uma conquista em meio ao cenário urbano de São Paulo, como a inauguração do Parque do Cordeiro. A região é uma das melhores opções àqueles que buscam qualidade de vida, sem abrir mão da acessibilidade e da localização estratégica na cidade.
Conheça uma casa incrível próxima a toda a infraestrutura do bairro!