< Voltar

A influência de René Magritte na arquitetura

O trabalho do artista influencia aqueles que exploram suas pinturas ilusionistas

René Magritte foi um dos pintores que mais se destacou por suas obras surrealistas. Nascido em Lessines, Bélgica, foi um ilustrador, desenhista e pintor que ficou reconhecido por suas pinturas ícones “La trahison des images” com a frase “Ceci n’est pas une pipe” (Isso não é um cachimbo) e a “Le fils de l’homme”, que significa “O filho do homem”.

Na arquitetura e em seus demais ramos, muitos profissionais inspiram-se nas obras do artista para fazer com a arte faça parte do design e da decoração dos ambientes. Isso porque ele transformou a arquitetura em imagens simbólicas desconcertantes da vida cotidiana. Isso porque, em suas obras de arte as cenas domésticas se destacam de forma impressionante, sendo um novo sistema de produção.

Como a arquitetura está totalmente ligada à arte e criação, os profissionais de área são influenciados por artistas de décadas passadas. No caso do movimento surrealista, as principais características são: o uso de colagem e escrita, a expressão do inconsciente e dos sonhos, uso do humor e a libertação das exigências da lógica e da razão.

Hoje o Museu Magritte, localizado em Bruxelas na Place Royale abriga a sua maior coleção, onde são expostas 250 de suas obras, espalhadas ao longo de mais de 2.500 metros quadrados divididos em vários andares. Confira algumas obras e viaje nas cores e estampas que ele pode nos inspirar.

“The return”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“The Horsewoman”

 

 

 

 

 

 

 

 

“A queda”

 

 

 

 

 

 

 

 

“O filho do homem”

ARTIGOS
RELACIONADOS

A empresária e colecionadora de arte Virginia Weinberg dá dicas sobre como fazer a curadoria das obras expostas em sua casa   Começar uma coleção de arte para exibir em sua casa pode ser uma tarefa um pouco complicada, em especial para quem aprecia pintura e escultura, mas não atua…

O movimento artístico que agitou os anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos e no mundo, revelando nomes como Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein   “A vida não é uma série de imagens que mudam conforme se repetem?”  Andy Wahrol Obras de arte extremamente coloridas, com foco em…

Como o artista plástico e fotógrafo brasileiro foi capaz de transformar materiais inusitados – como terra, açúcar e lixo – em obras de arte reconhecidas internacionalmente   Foi um incidente ao mesmo tempo trágico e curioso que mudou os rumos da vida de Vik Muniz (nome artístico do paulistano Vicente…

O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura…

A arte renascentista, que surgiu em um dos períodos mais conturbados da história humana, nos ensina a ver as dificuldades como fontes de inspiração   “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. A frase do artista e inventor…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

Antes marginalizada, a expressão artística no espaço urbano tem ganhado reconhecimento e popularidade   O grafite é uma arte que carrega uma reputação controversa. Conhecida como expressão de rebeldia, por muito tempo foi considerada como mero vandalismo, sendo uma prática ainda criminalizada em muitos países. Apenas recentemente, artistas grafiteiros passaram…

Comemore o Dia dos Pais curtindo nossas dicas de filmes para assistir com essa pessoa tão especial   Datas especiais são ocasiões perfeitas para refletir sobre as coisas boas em nossas vidas. Com a chegada do Dia dos Pais, aproveitamos para homenagear essa pessoa que é tão importante na nossa…