< Voltar

A influência de René Magritte na arquitetura

O trabalho do artista influencia aqueles que exploram suas pinturas ilusionistas

René Magritte foi um dos pintores que mais se destacou por suas obras surrealistas. Nascido em Lessines, Bélgica, foi um ilustrador, desenhista e pintor que ficou reconhecido por suas pinturas ícones “La trahison des images” com a frase “Ceci n’est pas une pipe” (Isso não é um cachimbo) e a “Le fils de l’homme”, que significa “O filho do homem”.

Na arquitetura e em seus demais ramos, muitos profissionais inspiram-se nas obras do artista para fazer com a arte faça parte do design e da decoração dos ambientes. Isso porque ele transformou a arquitetura em imagens simbólicas desconcertantes da vida cotidiana. Isso porque, em suas obras de arte as cenas domésticas se destacam de forma impressionante, sendo um novo sistema de produção.

Como a arquitetura está totalmente ligada à arte e criação, os profissionais de área são influenciados por artistas de décadas passadas. No caso do movimento surrealista, as principais características são: o uso de colagem e escrita, a expressão do inconsciente e dos sonhos, uso do humor e a libertação das exigências da lógica e da razão.

Hoje o Museu Magritte, localizado em Bruxelas na Place Royale abriga a sua maior coleção, onde são expostas 250 de suas obras, espalhadas ao longo de mais de 2.500 metros quadrados divididos em vários andares. Confira algumas obras e viaje nas cores e estampas que ele pode nos inspirar.

“The return”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“The Horsewoman”

 

 

 

 

 

 

 

 

“A queda”

 

 

 

 

 

 

 

 

“O filho do homem”

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como ideias criativas podem se tornar estratégias de sobrevivência neste momento de transição   Estamos vivendo um momento novo, sem precedentes na história recente. A criatividade, em tempos de coronavírus e quarentena, nunca foi tão importante. Vemos pessoas, empresas e redes sociais se reinventando diariamente, com uma presença on-line cada…

A arte renascentista, que surgiu em um dos períodos mais conturbados da história humana, nos ensina a ver as dificuldades como fontes de inspiração   “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. A frase do artista e inventor…

Comemore o Dia dos Pais curtindo nossas dicas de filmes para assistir com essa pessoa tão especial   Datas especiais são ocasiões perfeitas para refletir sobre as coisas boas em nossas vidas. Com a chegada do Dia dos Pais, aproveitamos para homenagear essa pessoa que é tão importante na nossa…

‘Tarsila Popular’ reúne 92 obras da artista brasileira   Inaugurada no dia 5 de abril, com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a mostra Tarsila Popular acontece no MASP, com a expectativa de receber por volta de 250 mil pessoas até 28 de julho, seu último dia. A exposição…

O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

Conheça algumas propriedades que são praticamente personagens nos filmes para os quais serviram de locação   Parasita / Parasite (2019) Essa casa extraordinária, de arquitetura contemporânea, com área social envidraçada e aberta para um grande gramado, é quase um personagem da história, no premiado filme sul-coreano Parasita. O diretor do…

Antes marginalizada, a expressão artística no espaço urbano tem ganhado reconhecimento e popularidade   O grafite é uma arte que carrega uma reputação controversa. Conhecida como expressão de rebeldia, por muito tempo foi considerada como mero vandalismo, sendo uma prática ainda criminalizada em muitos países. Apenas recentemente, artistas grafiteiros passaram…