Em um ano de crises e incertezas, mas de muito aprendizado, a Esquema Imóveis foi um exemplo de resiliência e criatividade
Estávamos preparados para um ano de muito trabalho, quando iniciamos 2020. Certamente não imaginávamos que teríamos de enfrentar uma pandemia em escala global, que nos levaria ao isolamento social e a uma crise em diversos setores da economia. A quarentena nos forçou a olhar para dentro, avaliando nossas possibilidades de ação e aprendendo a transformar os desafios em oportunidades.
Na Esquema Imóveis, o ano que agora chega ao fim foi ainda mais significativo, porque marcou o aniversário de 50 anos da empresa. Nesse setor, em especial, chegar ao cinquentenário com uma equipe forte e especializada, mantendo a qualidade dos serviços, é uma realização extraordinária.
Os aprendizados foram muitos. Inicialmente, sofremos um choque enorme, pois tivemos que nos adaptar ao que todos chamaram de “nova realidade”. O fato é que, na Esquema Imóveis, os processos digitais e a busca por soluções tecnológicas sempre foi uma constante; por isso, não demorou muito para que estivéssemos alinhados, tentando avaliar a situação sob uma perspectiva positiva e trabalhando mais do que nunca.
Um fato que não nos surpreendeu foi que tivemos um aumento considerável de leads online, que já eram uma grande fonte geradora de clientes para a empresa. Afinal, as pessoas passaram muito mais tempo em frente ao computador, sem poder sair de casa, e perceberam a necessidade de investir na qualidade de vida, no morar bem.
Sentindo essa demanda, buscamos aprimorar ainda mais nossas comunicações e estratégias digitais, realizando campanhas direcionadas, ampliando a presença nas redes sociais, publicando posts diários no blog e criando lives no Instagram, postadas depois em nosso canal do YouTube, com convidados que falaram sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mercado imobiliário, abrangendo também questões como gestão de crises, desenvolvimento pessoal e profissional, criatividade, marketing, tecnologia e inovação.
Para o engajamento contínuo da equipe, tanto as lives quanto nosso diário (o Quotidiano) foram absolutamente fundamentais. Por meio desses conteúdos, que se tornaram os “queridinhos” de nossos leitores, parceiros e colaboradores, compartilhamos pensamentos, incertezas, desafios e conquistas. Aprendemos coisas novas, desde receitas a técnicas de vendas. E nos mantivemos informados, motivados, unidos.
Outra coisa que aprendemos foi a realizar reuniões por videoconferência. Até mesmo nossos colaboradores mais antigos, não tão acostumados com essas soluções tecnológicas, rapidamente se adaptaram ao novo sistema. Percebemos que as reuniões de vendas passaram a ser mais objetivas e até mais rápidas, além de muito mais práticas.
Quando as medidas de isolamento se flexibilizaram, retomamos as gravações de nossas webséries, tomando todos os cuidados de higiene e segurança. Lançamos, este ano, a nova websérie Home Staging: Criando Cenários, em quatro episódios, na qual a home stager Fernanda Genthon transformou uma casa no Jardim Europa em um verdadeiro cenário de revista. Além disso, gravamos o décimo episódio de Propriedades que Inspiram, mostrando uma casa extraordinária da arquiteta Deborah Roig no condomínio de campo Quinta da Baroneza.
Aos poucos, fomos retomando nossas atividades presenciais e as visitas aos imóveis (que estavam sendo realizadas, durante a quarentena, por meio de vídeos e tours virtuais em 360°). Foi um ano em que reforçamos de forma significativa nossa relação com parceiros, criando novas conexões e ferramentas para compartilhar todo nosso material de marketing. Assim, ampliamos o relacionamento com outras empresas do segmento imobiliário e profissionais autônomos. Investimos muito em nossas Exclusividades, com todo um suporte de conteúdos, campanhas e materiais realizados pelo marketing, pois acreditamos que o atendimento personalizado e especializado é o futuro do mercado de alto padrão, além de nosso maior diferencial.
Outra grande conquista deste ano para a Esquema Imóveis foi a obtenção do selo GPTW (Great Place To Work). O selo demonstra que o trabalho de nossa equipe está sendo percebido e reconhecido, cumprindo nosso propósito de transformar a percepção do mercado em relação ao valor das instituições e dos profissionais que atuam na intermediação imobiliária. Essa conquista nos levou também à criação do Conselho ProBem, para o qual os colaboradores elegeram seus representantes em sete diferentes pilares (imparcialidade, respeito, orgulho, credibilidade, camaradagem, eficiência e criatividade/inovação) para debater temas que dizem respeito a todos, propondo sugestões que possam aprimorar cada vez mais nossos processos e nosso ambiente de trabalho.
Este tem sido, com certeza, um momento desafiador para completarmos nossos 50 anos. Nem sequer pudemos comemorar juntos – o que foi difícil para nós, que adoramos uma boa festa! Mas nos aproximamos na distância… Evoluímos, inovamos e nos transformamos. Com toda a criatividade, força e resiliência que descobrimos em nós mesmos, estamos preparados para que 2021 seja um ano ainda mais fantástico!