Do sistema de iluminação até o controle de som, a casa inteligente promove conforto e praticidade aos moradores
A automação residencial se utiliza de dispositivos tecnológicos para controlar os sistemas elétricos da casa, facilitando tarefas rotineiras, como ligar as luzes, fechar as cortinas ou aquecer o piso.
As smart homes, ou casas inteligentes, promovem conforto, segurança e praticidade ao dia a dia dos moradores, que precisam de apenas alguns cliques ou comandos para navegar as funções.
Leia também: Automação para segurança residencial
A Esquema Imóveis conversou com o diretor comercial da Due Domótica – áudio, vídeo e automação -, Maurício Poletto, que explica o que é a automação residencial e pontua sistemas importantes que transformam um imóvel em uma smart home.
Como ter uma smart home
O processo é personalizado de acordo com as necessidades de cada um, mas algumas funções são essenciais para montar uma casa inteligente. Entre elas, a automação de iluminação tem destaque. Confira esta e outras automações elétricas:
Automação de Iluminação
Poletto conta que, atualmente, a automação da luminotécnica de uma casa é um dos pontos mais importantes em uma smart home. Com tantos ambientes e circuitos de iluminação para comandar, interruptores convencionais acabam por complicar a rotina dos moradores.
Um projeto de iluminação permite não apenas que o acender e o desligar das luzes seja facilmente controlado, como também a sua dimerização, função que regula a intensidade de luz emitida no ambiente de acordo com a necessidade do momento.
“Com o controle da intensidade, é possível ter menos iluminação de noite, ou algo que simule a luz de velas, criando um cenário mais estético e aconchegante para receber amigos ou relaxar”, explica o diretor comercial.
Mas não termina por aí. Ultimamente, muitos também buscam a automação pela função “Master off”, com a qual o morador pode desligar todas as luzes e dispositivos da casa com um clique.
Integração de automações elétricas
“Temos um sistema geral chamado “Integração”, onde o cliente pode ter tudo em um aplicativo de celular ou em painéis touch-screen nas paredes. Neles, é possível controlar a casa por dentro ou remotamente”, conta Poletto. Na integração, o morador atinge um nível elevado de praticidade e conforto.
A automação elétrica oferece diversas soluções inteligentes além da iluminação, como o controle de ar-condicionado, persianas, cortinas e até a instalação de espelhos térmicos que não embaçam com o vapor, pisos térmicos e sensores que podem ser programados para captar os movimentos dos moradores e combiná-los com suas necessidades:
“Por exemplo, no inverno, quando a pessoa coloca os pés no chão, os sensores já aquecem o piso do banheiro. Esta é uma entre inúmeras possibilidades”, explica.
Leia também: A tendência dos carros elétricos
Além disso, sistemas de áudio e vídeo também fazem parte da automação elétrica de uma casa. São caixas de som para jardins e áreas internas, home theaters e salas de cinema. Além dos citados, inúmeros outros sistemas podem fazer parte de uma smart home.
Como controlar a automação?
O controle de uma casa inteligente pode ser feito pelos seguintes meios e acessórios:
- Assistentes de voz, com dispositivos como Alexa, Siri ou Google Home;
- Aplicativos de Smartphone;
- Controles inteligentes;
- Interruptores inteligentes, como keypads e pulsadores.