< Voltar

Quotidiano – Dia 43

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa.

Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela.

Uma dica da designer de moda Bruna Godoy, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, é aproveitar a quarentena para usar um look diferente todos os dias. Assim, ao final de cada dia, você pode determinar se a peça utilizada vai para o cesto de roupa suja ou para doação. A designer também dá a ideia de customizar ou modificar roupas antigas, o que pode ser uma ótima pedida para aproveitar seu tempo livre durante o isolamento.

O ato de observar o que você realmente usa ou não (seja no guarda-roupa ou em qualquer outro cômodo da casa) é um dos pilares do método da especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa Marie Kondo. “A questão do que você quer manter é, na verdade, a questão de como você quer viver sua vida”, afirma.

Kondo se tornou conhecida por conta de sua popular série Ordem na Casa com Marie Kondo, disponível na Netflix. Com dicas super úteis e simples de seguir, ela ensina a organizar tudo em sua casa: desde a gaveta de roupa íntima até os armários da cozinha e a bagunça da garagem.

“Quando nós realmente mergulhamos nas razões pelas quais não conseguimos nos desapegar de algo, existem apenas duas: um apego ao passado ou um medo em relação ao futuro”, explica. Seu método basicamente funciona da seguinte forma: analisar se os objetos que possuímos “trazem alegria” ou não. Segundo a especialista, nós devemos escolher o que queremos manter, não o que iremos jogar fora.

E lembre-se: reduzir a quantidade de coisas que você tem também facilita a limpeza, além de proporcionar uma sensação de relaxamento e “dever cumprido”. O objetivo é organizar todos os itens de modo que possa facilmente encontrar qualquer objeto em sua casa.

Para terminar (e inspirar quem pretende começar a organização agora mesmo), deixamos um questionamento muito sábio de Marie Kondo: “Você realmente pode dizer que dá valor a algo que estava enterrado tão fundo no seu closet ou gaveta que havia até esquecido de sua existência?”

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Pois é, diário… Tem dias em que é difícil a gente se animar. Ontem mesmo, na live com João Rozario, da Pernod Ricard, nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima comentou que a empolgação do início da quarentena já passou e agora nos perguntamos como seguir adiante. João contou como está…

Olá, diário. “A vida não fica mais fácil ou compreensiva; nós é que ficamos mais fortes e mais resistentes.” A frase do autor norte-americano Steve Maraboli é perfeita para ilustrar como a nossa mudança parte de dentro. Mais uma semana chega ao fim. Caminhamos em frente, tropeçamos algumas vezes e…

“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates Ontem, em nossa live com o designer estratégico e criativo Antonio Carlos Toze, ele citou o filósofo grego para falar sobre algo que fomos “obrigados” a fazer, isolados em quarentena: olhar para dentro. Nas últimas semanas, passamos a nos observar melhor: nosso humor, nossos medos…

Feliz Páscoa, diário!!! Hoje, publicamos uma matéria super interessante sobre as origens e o sentido da Páscoa cristã (assim como já havíamos publicado outro texto no início do Pessach judaico). Afinal, acreditamos que a espiritualidade – independentemente da religião – pode ser uma forma de lidar melhor com as dificuldades…

Olá, diário… Estamos passando rapidinho só pra deixar mais algumas dicas de entretenimento. Se ontem foram de séries pra assistir nos serviços de streaming, hoje vamos falar de séries de livros – especificamente, da literatura infantil. Sabemos que não é fácil entreter as crianças neste período de quarentena. Sem poder…

Nós sempre pensamos que as coisas vão ser permanentes em nossas vidas. Se estamos bem, o desejo de que dure para sempre é natural. Mas, quando as coisas não andam do jeito que planejamos, a sensação é de que o período difícil nunca vai terminar. Mais ou menos como temos…

As coisas não param, diário. Mesmo parecendo que a vida passa em um ritmo diferente, agora que estamos em casa durante a quarentena, tentamos manter nossas rotinas e trabalhar todos os dias para superar esta fase da melhor forma possível. Hoje, com um número impressionante de participantes (65 colaboradores, tanto…

Bom dia, diário! Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena! Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando…