A Esquema Imóveis, que está no mercado imobiliário de alto padrão há quase 50 anos, inaugurou o conceito boutique imobiliária em São Paulo, unindo tradição e inovação como suas diretrizes. Atuando nos principais bairros paulistanos, a empresa tem mais de 6 mil imóveis no portfólio, com valores que variam de R$ 3 milhões a R$ 120 milhões. “Ter uma marca forte como a nossa nos coloca em outro patamar em relação aos concorrentes”, diz Marco Túlio Vilela Lima, CEO da empresa.
Túlio também ressalta a excelência no atendimento, que, segundo ele, está “nos detalhes”. “Somos muito cuidadosos com a assessoria jurídica, com a captação de imagens dos imóveis e com sua divulgação”, afirma. “Chegamos ao ponto de cavar oportunidades em imóveis que não estão disponíveis no mercado, para atender a determinadas demandas. Por tudo isso, vários de nossos clientes costumam confiar seus imóveis a nós com exclusividade.”
Uma das imobiliárias mais tradicionais do país, responsável por implantar estratégias hoje largamente utilizadas no mercado, como o plantão de vendas e a utilização de placas anunciando os produtos, a Esquema acompanhou a evolução do mercado imobiliário ao longo dos anos. Mais uma vez, presencia uma grande mudança no mercado, agora no comportamento dos clientes, provocada pela chegada da era digital.
Inovação tornou-se, assim, peça essencial na cultura da empresa. Hoje, as grandes apostas são o tour virtual em 3D e a realidade virtual (RV), que possibilitam a visita às casas e apartamentos de forma online, por meio de uma tecnologia nunca usada no mercado imobiliário brasileiro. Os imóveis podem ser “visitados” pelo computador, ativados via QR Code ou mobile, e pareados com óculos de RV. “O mercado de realidade virtual e realidade aumentada está crescendo vertiginosamente e deverá chegar a US$ 108 bilhões em 2021. Precisamos estar preparados para essa mudança”, afirma o CEO.
Além de disponibilizar a tecnologia, a Esquema criou uma sala de RV, para que os clientes conheçam o imóvel antes de agendar a visita. O QR Code está sendo aplicado também nas open houses. A ferramenta possibilita o contato com o corretor com mais eficiência e agilidade e está disponível em mais de 35 imóveis espalhados pelos bairros do Jardins, Cidade Jardim e Jardim Guedala, em São Paulo. Como resultado desse processo de evolução, as operações realizadas pela empresa desde sua abertura geraram mais de R$ 6 bilhões de VGV (Valor Geral da Venda). O valor projetado para o próximo ano é de R$ 300 milhões.
Fonte: Forbes Brasil