< Voltar

Espaço para brincar

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador

 

Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e condições para se divertirem, socializarem e crescerem com saúde.

No caso de prédios, é importante verificar quais são as amenidades que o condomínio oferece. Playground, piscina e quadra esportiva são excelentes, mas (principalmente para crianças menores) é fundamental que exista um ambiente de brinquedoteca.

 

 

Diversão para toda a família

Nos edifícios residenciais contemporâneos, o espaço da brinquedoteca tem sido pensado como um local a ser aproveitado por toda a família. Afinal, os pais ou irmãos mais velhos que acompanham as crianças também precisam de entretenimento.

Além de móveis e acessórios para estimular o desenvolvimento das crianças, é interessante que a brinquedoteca tenha outros itens, como instrumentos, mesas para jogos de tabuleiro, televisão e livros.

O espaço deve ser agradável para todas as idades. Nesse sentido, uma decoração moderna e divertida já se torna um diferencial. Paredes e móveis coloridos, em tons vibrantes, com padrões geométricos e formas inusitadas, são elementos que prendem a atenção de crianças e adultos.

 

 

 

Estimulando a imaginação

O ambiente onde uma criança passa seu tempo tem muito impacto sobre seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por isso, a brinquedoteca precisa ser um lugar especial, que os pequenos possam associar à criatividade, imaginação e diversão.

Barras, obstáculos e paredes de escalada ajudam a estimular a atividade física. Escorregadores e rampas, balanços e piscinas de bolinhas também são garantia de crianças entretidas por várias horas.

 

 

Em geral, as crianças adoram se movimentar, pendurar e balançar, explorando as suas capacidades físicas e gastando toda a sua energia em brincadeiras. É claro que elas podem fazer isso na área externa, mas uma brinquedoteca bem estruturada permite que permaneçam ativas também em dias de chuva ou frio.

 

 

 

Já para os momentos de descanso, cabaninhas ou nichos, assim como tapetes e almofadas, acrescentam uma sensação de aconchego e proteção.

Além de um design bonito e atrativo, é importante que os móveis da brinquedoteca sejam confortáveis e possam atender a todos os tamanhos de crianças.

 

 

Organização também é uma prioridade, nesse espaço, por isso devem ser considerados locais para armazenagem dos brinquedos e jogos – todos eles ao alcance dos pequenos.

O design de interiores da brinquedoteca também precisa levar em conta a segurança dos pequenos: ambientes bem iluminados, livres de superfícies pontiagudas e objetos cortantes, com pisos antiderrapantes ou tapetes, ajudam a evitar acidentes e garantir a proteção das crianças.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça um conceito arquitetônico que prioriza os sentidos e vai além dos aspectos estéticos, para estimular também a audição, o tato e o olfato   A prática arquitetônica tem como sentido fundamental a visão. Afinal, um projeto precisa, primeiramente, agradar aos olhos. No entanto, tem se tornado mais difundida uma…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Projetos de restauração como o Cidade Matarazzo ajudam a manter viva a nossa história, cultura e arquitetura   Instalado na região da Avenida Paulista, no início do século passado, o complexo do Hospital Umberto I (mais conhecido como Hospital Matarazzo) poderia ser mais um patrimônio histórico de São Paulo destinado…

Conheça alguns dos mais reconhecidos paisagistas atuando no país, capazes de transformar o trabalho com plantas em verdadeiras obras de arte   Trabalhar a paisagem de modo a atrair olhares, despertar sensações e destacar a arquitetura — essa é função do paisagista. Mais do que criar belos jardins para a…

7 tendências sustentáveis em 2023   A sustentabilidade vem se mostrando cada vez mais uma preocupação genuína das pessoas, como demonstra o dado de que 74% dos brasileiros afirmam se considerarem consumidores ambientalmente conscientes. Na construção civil, os green buildings, edifícios verdes, mostram-se forte tendência principalmente pela diminuição significativa de…