Da arquitetura marcante à fauna e flora, o Parque Ibirapuera é um ícone de São Paulo e o mais visitado da América Latina
O Parque Ibirapuera completou 70 anos em agosto de 2024. Um dos maiores pontos turísticos de São Paulo e um favorito entre os moradores da capital, é o parque mais visitado da América Latina e, algo que poucos sabem, um presente dado à cidade pelo seu aniversário de 400 anos.
Também querido entre os corretores e clientes da Esquema Imóveis, não poderíamos deixar de homenageá-lo. Abaixo, você confere algumas curiosidades impressionantes sobre o Parque Ibirapuera.
Oscar Niemeyer: a arquitetura e o parque
Projetado com a intenção de se tornar um marco cultural e de lazer, o Parque Ibirapuera também é um personagem importante na arquitetura brasileira.
Com cinco e icônicos edifícios principais, todos conectados pela bela marquise, o projeto de Oscar Niemeyer é atemporal e inconfundível, uma inegável obra de arte. Como parte das comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo, o projeto foi entregue em 1954, em uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados.
Os edifícios – ou melhor dizendo, obras – no Parque Ibirapuera são:
- Palácio das Exposições (Oca)
- Palácio dos Estados
- Palácio das Nações
- Palácio das Indústrias
- Auditório Oscar Niemeyer
- Museu de Arte Moderna
- Palácio da Agricultura
Além destes, o parque ainda recebeu em seu ginásio externo, projetado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras, o Planetário e o Pavilhão Japonês.
Praça da Paz tem árvores de todos os continentes
Localizada no centro do Parque, a Praça da Paz foi assim batizada em homenagem às comemorações em relação à paz mundial nos anos 1960. Para representar a união entre os povos ao redor do globo, a Prefeitura de São Paulo plantou espécies de árvores originárias de cada um dos cinco continentes do mundo.
Dentre as espécies, estão dendezeiros africanos, álamos europeus, flores de abril da Índia e melaleucas da Austrália, além do pau-brasil.
Casa de diversas espécies
Dentro do parque, estão mais de 500 espécies de plantas, árvores, arbustos e herbáceas, além de mais de 300 espécies de animais.
Assim, os visitantes do parque compartilham o espaço com borboletas, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e cerca de 200 espécies de aves, como sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra, pintassilgo, bandos de papagaios, maracanãs e periquitos, beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias e aquáticas, tais como garças, marrecos e mergulhões.
Presença ilustre de um banco do Central Park em NY
No Parque Ibirapuera, próximo ao portão 6, na Praça do Porquinho, que possui uma escultura representando duas crianças tentando apanhar um porco, está um banco vindo diretamente do Central Park, um dos principais marcos de Nova York. Este banco foi um presente do ex-prefeito da metrópole estadunidense em 2011.
Confira alguns imóveis em nosso catálogo a passos do Parque Ibirapuera: