Conceito alia tecnologia a uma sociedade consciente
As cidades inteligentes surgiram com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e a eficiência político-econômica a partir de uma série de práticas, desde a implantação de sensores de Internet das Coisas (IoT), estes conectados em ruas para o monitoramento do fluxo de carros e trânsito em tempo real, até o conceito de cidades que buscam privilegiar espaços verdes e mais consciência ambiental por meio da preferência por transportes públicos e alternativos à gasolina.
Nesse sentido, para além do entendimento deste conceito como tão somente associado à tecnologia, é mais importante a ideia de uma sociedade mais consciente e que se utiliza dos recursos tecnológicos como ferramentas para desenvolver um espaço urbano pensado para as pessoas. Aqui, aspectos diversos como a sustentabilidade, a autorregeneração e a tecnologia de ponta são fundamentais para que as cidades de fato sejam inteligentes.
Cidades do futuro
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, estima-se que, até 2025, as cidades inteligentes gerem 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes é um documento que explica essas cidades como aquelas comprometidas com o desenvolvimento e a transformação digital sustentáveis. Esse desenvolvimento, por sua vez, está pautado em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, e deve seguir uma série de metas estabelecidas.
Planejamento urbano
O planejamento urbano é um dos mais importantes mecanismos de se alcançar a essência do conceito. Quando se desenvolve um bom planejamento e com uma boa organização urbana da cidade, aliada à tecnologia com seus diferentes instrumentos, é mais fácil entender as particularidades da cidade e o que, diante destas, é o ideal para que se alcance as devidas melhorias.
Neste planejamento, a mobilidade urbana conectada é também considerada como característica das cidades inteligentes. O incentivo pela mobilidade ativa por meio de tecnologias de análise do trânsito e políticas bem planejadas – que visam facilitar e diminuir o tempo de deslocamento, bem como a preferência por outros tipos de transporte – tem um impacto direto não somente no meio ambiente, com significativa redução de poluição, mas também na qualidade de vida das pessoas.
Para tanto, pensar em áreas que podem ser usadas a pé ou de bicicleta, por exemplo, é uma forma de acelerar esse incentivo. Aqui, pode-se pensar em espaços mais iluminados e com lâmpadas que utilizam energia eólica para incentivar o caminhar seguro, fator de extrema importância, principalmente nas grandes cidades.
Internet das Coisas
Da mesma forma, dentro deste amplo conceito, é conveniente pensarmos em uma das mais importantes ferramentas das cidades inteligentes, a Internet das Coisas. Essa série de tecnologias inova não apenas os diferentes utensílios digitais intrínsecos à nova realidade, mas a forma de interação das pessoas com o mundo, desde suas casas até as cidades em que vivem, ressignificando, substancialmente, as relações de forma geral.
Com a premissa do conceito como a interconexão digital de diferentes objetos com a internet, a IoT pode e deve ser utilizada pensando em seu caráter otimizador. Hoje, cada vez mais, as pessoas estão investindo nessas tecnologias para atuarem em prol da automatização do dia a dia. Aqui, aparelhos que se conectam à rede chamam a atenção na hora de “montar uma casa”, desde notebooks, smartphones e tablets, até fogões, geladeiras, cafeteiras, torradeiras e lâmpadas, por exemplo.
Cidades Inteligentes no Brasil
No Brasil, São José dos Campos, no interior de São Paulo, foi certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como cidade inteligente. Diferentes rankings apontam, também, para São Paulo, Florianópolis e Curitiba como líderes na lista das cidades brasileiras mais inteligentes, a qual considera os indicadores de meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, empreendedorismo e governança, educação, economia e mobilidade. Desses indicadores, São Paulo melhor se destaca em mobilidade.
Conheça uma de nossas belas casas em Pinheiros, bairro considerado um dos melhores em relação à mobilidade urbana!