Com 300 atividades programadas, a 6ª edição do São Paulo Design Weekend transforma a cidade em centro da criatividade global e deixa um legado que vai muito além do evento.
Foi inspirado em ações semelhantes que ocorriam em Milão e Londres que o empresário catarinense Lauro Andrade teve a ideia de criar um final de semana para celebrar o design em São Paulo. Nascia assim, em 2012, a primeira edição do Design Weekend, ou apenas DW!, festival que ocupa a capital paulista até o dia 13 com a nada menos que 300 eventos em 120 locais – o que o torna o maior evento do gênero na América Latina e um dos cinco maiores do mundo. Mais que uma grande celebração do talento brasileiro para o design, o sucesso da iniciativa é uma chance de disseminar a importância do design como ferramenta de resolução de problemas, agente de desenvolvimento econômico-social e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“Poucos países no mundo têm uma geração tão talentosa de designers, em tamanha quantidade, como nós”, diz Lauro, que conta com os curadores Regina Galvão e Simões Neto para entregar à cidade uma programação disposta em sete distritos (da Alameda Gabriel Monteiro da Silva ao Tatuapé e Jardim Anália Franco) e que do qual fazem parte, entre outras, as feiras e mostras MADE, High Design, Salão Design, Modernos Eternos e BoomSPDesign.
Percorrer todas as atrações nos poucos dias do DW! é quase impossível, mas para isso a tecnologia é usada a favor do visitante: o site www.designweekend.com.br permite montar uma agenda personalizada para conhecer aquilo que melhor se encaixa em suas preferências e interesses.