Quatro destaques em São Paulo e no Rio de Janeiro
A estrela Michelin é a mais reconhecida e valorizada avaliação que atesta a qualidade dos restaurantes. É a partir de um “ranking”, com variação de zero a três estrelas, que as notas são atribuídas por inspetores que visitam, experimentam e avaliam as variadas culinárias do mundo.
Esta avaliação surgiu com a criação de um outro importante material: o Guia Michelin. Elaborado pelos irmãos André e Edouard, nos anos 1900, o objetivo era estimular os passeios e a compra de pneus da Compagnie Générale des Établissements Michelin. Para isso, os empresários criaram esta primeira edição para auxiliar motoristas em suas viagens com diversas dicas, dentre as quais, indicações de onde comer.
Tempos depois, com o crescimento de sua notabilidade, o guia se configurou como uma publicação que classificava os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Até 1936, o ranking era restrito a apenas uma estrela. A partir de então, as notas passaram a contar com uma variação de zero a três.
As avaliações dos estabelecimentos são pautadas em cinco critérios reconhecidos publicamente:
- A qualidade dos produtos;
- O domínio do sabor e técnicas culinárias;
- A personalidade do chef na sua cozinha;
- A relação entre qualidade e preço;
- E a consistência entre as visitas.
Restaurantes brasileiros com estrela Michelin
O Brasil, atualmente, embora não conte com nenhum restaurante com três estrelas Michelin, possui quatro estabelecimentos com duas, sendo dois na capital paulista e dois no Rio de Janeiro.
Ryo Gastronomia
Com o chef paulistano Edson Yamashita, a gastronomia de Ryo traz pratos que se destacam pela beleza e pelos sabores que transitam entre o clássico e o autoral e o delicado e o exuberante.
Sem perder a essência oriental, o restaurante está localizado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, e é reconhecido pela sua estética minimalista.
D.O.M
Para o seu chef Alex Atala, “A gastronomia brasileira é um sonho viável”. Localizado no Jardins, em São Paulo, o D.O.M possui um ambiente que se destaca pelo equilíbrio entre o clássico e o moderno. Detentor de duas estrelas Michelin e sem pretensão de ser eloquente, o restaurante possui uma mensagem sintática:
“Sair da zona de conforto e propor uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo”.
Oro
Restaurante fundado em 2010, no Rio de Janeiro, e reconhecido como vanguarda e em constante evolução. Com uma história repleta de marcos importantes, Oro recebeu diversos prêmios, inovações e revoluções na cena gastronômica brasileira.
Em 2015, foi contemplado com uma estrela no Guia Michelin, e em 2018, conquistou a sua segunda. Foi premiado como melhor restaurante em importantes publicações e em 2016, ganhou em três categorias no prêmio Veja Rio Comer e Beber: Chef do Ano, Melhor Contemporâneo e Sommelier do Ano.
Os pratos são assinados pelo chef Felipe Bronze e acompanhados de harmonizações criadas pela sommelier Cecilia Aldaz.
Oteque
Restaurante carioca com pratos assinados pelo chef Alberto Landgraf. Após uma temporada em São Paulo, o Oteque fica hoje no Leblon, no Rio de Janeiro, e oferece propostas delicadas, sofisticadas e certeiras utilizando os melhores peixes e mariscos da região.
Com duas estrelas Michelin, os focos do estabelecimento são os ingredientes de alta qualidade e elegante atendimento, sem deixar de lado a casualidade.
Se quiser mais dicas culinárias, confira a nossa matéria sobre a arte do design gastronômico!