Evento

Feliz Dia do Corretor Imobiliário!

Por Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis

 

Hoje, 27 de agosto, comemoramos o Dia do Corretor. Também neste mês de agosto, completo meus 17 anos de profissão. Ingressei no mercado imobiliário em 2004, quando a internet ainda estava começando a se expandir e nem imaginávamos que se tornaria o que é hoje: nosso principal meio de comunicação, informação, trabalho e entretenimento. Antes disso, encontrávamos clientes através de anúncios de jornais impressos, nos classificados de imóveis.

Acredito que participei de uma das maiores transformações do mercado imobiliário, com a digitalização dos processos. Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças inclusive no perfil do profissional que atua nessa área. Antigamente, era comum que as pessoas “caíssem de paraquedas” na profissão de corretor, muitas vezes por falta de opção, o que tornava a força de trabalho até um pouco mais amadora.

Agora, percebemos que uma leva de excelentes profissionais têm optado por seguir essa carreira. Muitos deles inclusive começam sua vida profissional como corretores, ou seja, chegam muito mais jovens ao sucesso na corretagem. Esse boom tem feito com que as exigências por profissionalismo e capacitação, principalmente no segmento de alto padrão, aumentem. Há uma nova perspectiva sobre a profissão, um novo olhar sobre o que é ser corretor de imóveis.

Tenho muito orgulho de ter participado, no decorrer dos anos, dessa grande transformação no mercado imobiliário. E poderia falar de inúmeras coisas das quais me orgulho nessa carreira. Naturalmente, as potencialidades de remuneração e as chances de altos ganhos estão entre os maiores atrativos. Há quase duas décadas sou sustentado pela corretagem e, por isso, sou extremamente grato. Eu poderia comentar também sobre a possibilidade de ter uma agenda flexível, de poder encaixar novos compromissos no meu dia – coisa que talvez outra área não permitisse com tanta liberdade.

Mas o que mais me atrai nessa profissão, de verdade, são as experiências que ela me proporciona diariamente. Trazendo para a conversa o filósofo holandês Baruch Spinoza, que fala sobre o poder dos bons encontros, acho que temos essa necessidade de vivenciar e compartilhar trocas positivas com as outras pessoas. A corretagem permite fazer exatamente isso: todos os dias, encontramos pessoas tão interessantes, de perfis tão diferentes, que fazem com que a nossa vida se torne muito mais rica, porque aprendemos com esses encontros.

Em um dia comum de trabalho, conversamos com grandes empresários, depois atendemos artistas, jogadores de futebol, advogados… São pessoas tão distintas! E a oportunidade de realizar essas trocas de experiências é muito grande. Não são encontros planejados, porque nunca sabemos quando o telefone irá tocar, ou quem estará do outro lado da linha. Então, a corretagem, para mim, é uma escola da vida. Porque a vida é feita disso: ela ganha sentido na medida em que agregamos vivências com outras pessoas. É realmente o aspecto de que mais gosto na profissão, essa diversidade. Ela me traz um aprendizado que talvez eu jamais tivesse, em outro mercado.

Parabéns ao corretor de imóveis! Um brinde à vida e às experiências que essa profissão nos proporciona!

 

Spread the love